logo paraiba total
logo paraiba total
abav
Foto: Divulgação

ABAV Nacional fomenta agendas internacionais e gera negócios para o setor de turismo

Associação participou da WTM em Londres e do Encontro da ONU Turismo em Riade, gerando negócios e influenciando diretrizes globais do setor

13 de novembro de 2025

Novembro começou com uma agenda internacional intensa e de alto nível para a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional. Os eventos World Travel Market (WTM), em Londres; e o Encontro da ONU Turismo, em Riade, na Arábia Saudita, foram os grandes destaques do início do mês, reforçando o compromisso da entidade com o fortalecimento institucional do setor e a promoção dos agentes de viagens brasileiros no cenário global.

 

A WTM, realizada em Londres, entre os dias 4 e 6, marcou o início das atividades de novembro. A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, participou da abertura do evento, um encontro destinado a empresas e autoridades internacionais do turismo. “A participação da ABAV Nacional em eventos desse porte demonstra o nosso compromisso em estarmos presentes nos fóruns de mais alta relevância. É crucial que a voz do agente de viagens brasileiro influencie as decisões de governança e as diretrizes globais, garantindo que o mercado nacional se mantenha competitivo e moderno”, destacou Ana Carolina Medeiros.

 

A entidade participou do evento com a Missão ABAV, que levou um grupo de agentes de viagens para a feira londrina, criando oportunidades de negócios para suas empresas. A missão serviu como um momento crucial para que os presentes pudessem se conectar com pessoas de todo o mundo, gerando negócios e possibilitando novas conexões e oportunidades. Participaram, junto com a equipe da ABAV Nacional, Bruno Waltrick, da Maiorca Turismo; Dayanna Barbosa, da Taguatur Turismo; Thiago Mendes, da Teatur Viagens; Luiz Strauss, da Promotional Travel; Fernando Lino, da Impacto Ecoturismo; e Melina Matos, da Roraima Adventures.

 

Melina Matos, uma das integrantes do grupo, destacou que a participação no evento foi fundamental para sua evolução, pois permitiu aos presentes conectar pessoas e conhecer empresas de todo o mundo. Luiz Strauss, por sua vez, ressaltou a importância da reciclagem de conteúdo. “Nós nos reciclamos, colhemos informações, conhecemos inovações e revimos parceiros e amigos na WTM, o que fez desta missão algo muito produtivo”.

 

Em outra agenda estratégica, a ABAV Nacional esteve presente no Encontro da ONU Turismo, em Riade, na Arábia Saudita, de 7 a 11 de novembro, uma das mais relevantes instâncias globais de formulação de políticas e diretrizes para o setor. A Associação e a ABAV Expo foram citadas na abertura desta edição do evento, que é a 26ª sessão da Assembleia Geral do Turismo da ONU Turismo, uma honraria que coloca o Brasil junto aos grandes players do setor no cenário global.

 

A presença da ABAV Nacional focou no acompanhamento de discussões técnicas, debates sobre regulamentação, governança e integração de práticas internacionais. Este compromisso mantém os agentes do turismo brasileiro alinhados com o mercado e com a modernização do ambiente de negócios global.

 

WTAAA e Festuris

Complementando a agenda internacional, a ABAV Nacional participou do WTAAA Summit & Board Meeting 2025, na Espanha. O evento, promovido pela World Travel Agents Associations Alliance (WTAAA), reuniu líderes de associações de agências de viagens globais para debater pautas estratégicas como sustentabilidade e tecnologia. Além disso, a entidade marcou presença na Festuris 2025, em Gramado (RS). A feira da região sul do Brasil é um ponto de encontro para a geração de negócios e a promoção de destinos turísticos do Brasil.

 

A presença da ABAV Nacional nesses fóruns internacionais consolida a relevância do Brasil no mapa global do turismo. Essa atuação contínua é um vetor essencial para ampliar a competitividade nacional, assegurando que o crescimento econômico e social do setor seja pautado pela vanguarda da inovação e pelas práticas mais sustentáveis.

 

“Essas plataformas globais são cruciais para consolidar parcerias e vislumbrar o futuro do mercado. Nossa missão, ao participar ativamente desses eventos, é converter todo esse conhecimento e a rede de contatos em alavancas de crescimento para o agente de viagens brasileiro, promovendo um setor cada vez mais inovador, ético e sustentável”, finalizou Ana Carolina Medeiros.

Fonte: Assessoria