logo paraiba total
logo paraiba total
finlândia
Foto: Por M. Passinen, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=629510

Economia Criativa: Paraíba pode mirar exemplo da Finlândia para construir futuro mais igualitário e sustentável

Regina Amorim comenta como estado deve aproveitar oportunidades no turismo criativo e desenvolvimento econômico sustentável para reduzir desigualdades e criar "civilização do amanhã"

3 de novembro de 2025

O futuro que está sendo construído no presente, se nutre do passado, de forma mais bem elaborada. E a história da “Paraíba e seus Problemas”, escrita em 1923, pelo romancista e político, José Américo de Almeida, pode oferecer dicas para diminuir as possíveis inquietações ou crises do presente. Apenas imaginar o futuro não é suficiente, mas construí-lo melhor, com ousadia e objetividade.

Para visualizar a Paraíba que desejamos, é essencial focar nas suas oportunidades, aproveitar ideias criativas, que geram outras e assim por diante, como se fosse uma espiral. Objetivos grandes e difíceis são diferentes dos propósitos transformadores, tais como: acabar com a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, conter as mudanças climáticas, promover o desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável, o pleno emprego e o trabalho decente para todos.

É preciso ter coragem para atravessar a adversidade, criar o diferente e até o impossível, na certeza de permanecer fiéis à vontade de fazer a diferença, no estado da Paraíba e ser exemplo para o Brasil e para o mundo, como mestres criadores, capazes de transformar a vida e o nosso futuro evolutivo.

Territórios altamente desiguais são instáveis e mais vulneráveis aos riscos ambientais. Na primeira metade do século 20 a Finlândia era um dos países mais pobres da Europa. Atualmente ocupa os primeiros lugares em mais de cem indicadores de igualdade e bem-estar social, econômico e político, sucesso evidenciado pelas estatísticas nacionais e pelos resultados em relação aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A história de muitos países revela o poder da consciência social para construir sociedades mais igualitárias e governos a distribuírem recursos de forma mais justa. O poder da solidariedade coletiva é uma força transformadora que faz a diferença, ao imaginar formas de rever os problemas e proporcionar experiências autênticas, transformadoras e sustentáveis, que façam as pessoas mergulharem em algo novo e inédito, que muda a própria visão de mundo.

O benefício de conhecer mais a Paraíba é enorme para todos os paraibanos e turistas. E quando se trata de turismo criativo e colaborativo de vivências e experiências, esse benefício traz aos visitantes a singularidade, a ruralidade, bem-estar e emoção, que dá sentido à vida.
Dentre as prioridades e necessidades do mercado turístico, a Paraíba tem apostado em rotas e roteiros criativos, inovadores e únicos.

Identificar tendências e sair do lugar comum das viagens de lazer, proporciona às experiências turísticas, uma base sólida para tomar decisões, enxergar o que só tem naquele território e com criatividade aprimorar estratégias de negócios e encontrar oportunidades inexploradas.

Um dos fatores essenciais para manter a criatividade em alta nas experiências turísticas é não perder a sua autenticidade e não se prender às limitações. Pensar e agir criativamente é uma fonte inesgotável de recursos que todos os empreendedores e consultores da atividade turística podem desenvolver.

Seja em nosso território e no turismo, ou onde quer que queiramos fazer a diferença, podemos olhar para o passado como fonte de aprendizado. A história nos encoraja a considerar alternativas viáveis e diferenciadas. Impulsiona o turismo regenerativo, com base na economia criativa e circular, no uso sustentável de recursos.

O “Estado Empreendedor – Paraíba” compreende a capacidade do governo de não somente fornecer serviços públicos essenciais, mas também inovar nas áreas de pesquisa médica, ciência e tecnologia digital, apoiar setores econômicos que contribuem para amenizar a crise ambiental, reduzir a desigualdade social e possibilitar a pluralidade de futuros. É possível criar formas de aprender, mas também desaprender as formas comuns de enxergar possibilidades de futuros.

Com a interiorização do turismo na Paraíba, temos boas razões para acreditar que podemos criar uma civilização capaz de vencer as inquietações e os desafios do século 21, criar a história do amanhã, transformar a inércia em ação, despertar para a cocriação de oportunidades possíveis e compartilhar as múltiplas visões e experiências.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim