logo paraiba total
logo paraiba total
startup'
Foto: Divulgação

Startups brasileiras desembarcam em Lisboa prontas para conquistar o mercado global

Entre os dias 10 e 13 de novembro, mais de 300 empresas nacionais integram a missão do Web Summit Lisboa, com apoio do Sebrae, ApexBrasil e outros parceiros

30 de outubro de 2025

Pelo terceiro ano consecutivo, startups brasileiras embarcam rumo ao Web Summit Lisboa, com apoio de Sebrae, ApexBrasil e outros parceiros. A conferência internacional de tecnologia, inovação e empreendedorismo acontece na capital portuguesa entre os dias 10 e 13 de novembro. Desta vez mais de 300 empresas integram a delegação nacional, com representantes de todas as regiões brasileiras, com destaque para Norte e Nordeste.

Selecionadas por meio de edital de chamada pública, o perfil das empresas inclui representantes dos segmentos de serviços de Tecnologia da Informação (TI), tecnologias e saúde (Healthtech), serviços educacionais (Edtech), entre outras, com mais de 50% lideradas por mulheres.

A Head de Startups do Sebrae Nacional, Cristina Mieko, explica que a expectativa para 2025 é que as empresas convertam a experiência em negócios concretos. Segundo ela, antes de pisar em solo estrangeiro, as startups participam de duas capacitações focadas em investimento e de uma trilha sobre cultura de negócios e tempo de resposta do ecossistema português.

“O objetivo é que as startups cheguem a Lisboa proativas, com entendimento claro do mercado, prioridades comerciais definidas e um plano de retomada pós-evento, de modo que possam para acelerar negociações no ritmo local e encurtar o ciclo do primeiro contrato”, frisa Cristina Mieko, head de Startups do Sebrae Nacional.

No Web Summit Lisboa, o Sebrae, em parceria com a ApexBrasil, coordenará o Pavilhão Brasil – com dois espaços distintos: um de conteúdo e networking e outro de exposições – que reunirão startups, hubs e parceiros estratégicos do ecossistema de inovação.

Com olho no mercado internacional

No ano passado, a startup MedEOR Medtech, de Santa Catarina, foi umas das empresas brasileiras integrantes da missão. Com tecnologia inovadora, sua solução auxilia profissionais de saúde como médicos, fisioterapeutas e treinadores físicos na avaliação de força muscular e sensibilidade à dor.

Em operação desde 2020, a MedEOR Medtech já vendeu mais de 2 mil equipamentos em todo o Brasil e encontra-se em fase de tração. O diretor comercial de vendas e um dos sócios da empresa, Emílio Wener, conta que a experiência no Web Summit Lisboa foi uma oportunidade de conhecer as demandas do mercado externo, bem começar a se posicionar. Além de conexões internacionais, a startup conseguiu fechar dois negócios.

“Nosso equipamento já tem uma aceitação no Brasil e estamos começando a nos posicionar fora do país. Durante os pitches que apresentei o retorno foi muito positivo, principalmente na capacidade da nossa solução de avaliar a sensibilidade à dor”, destaca. 

Ao longo do último ano, a empresa tem investido na ampliação do portifólio com vistas à demanda internacional. “Já estamos desenvolvendo novos produtos para serem lançados no exterior”, adianta.

Fonte: ASN