logo paraiba total
logo paraiba total
cnu
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Previdência tem 62,2 milhões de contribuintes pessoas físicas, recorde histórico

Dados mais recentes são do Anuário Estatístico da Previdência Social 2024. Foram conquistados 1,6 milhão de novos contribuintes PF. A soma total dos contribuintes chegou a 76,6 milhões

30 de outubro de 2025

A média mensal de contribuintes pessoas físicas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) cresceu 1,6 milhão em 2024 (em relação ao ano anterior) e atingiu recorde histórico de 62,2 milhões de contribuintes. O dado está no Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) 2024, lançado nesta terça-feira (28), em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social. O documento está disponível para consulta no portal da Previdência Social.

Considerando o número total de contribuintes, segundo o AEPS, houve crescimento de 7,4% nos últimos 10 anos, alcançando 76,6 milhões em 2024. Desse total, a maior parte é de homens (53,3%). As mulheres correspondem a 46,7%. O maior crescimento no número total de contribuintes em uma década se deu entre as mulheres (11,3%), muito maior do que o crescimento entre os homens (4,6%).

O Anuário Estatístico foi apresentado pelo coordenador-geral de Estatísticas e Estudos Previdenciários do Ministério da Previdência Social, Alexandre Zioli. “O AEPS permite à população conhecer, mensurar e avaliar as interações que acontecem entre a Previdência Social e a sociedade, tais como proteção social, mercado de trabalho, demografia e finanças públicas”, disse ele.

A quantidade de benefícios concedidos pelo INSS também alcançou recorde histórico em 2024, chegando a 6,9 milhões de benefícios, crescimento de 33,1% nos últimos 10 anos. É o maior número de benefícios concedidos em um único ano.

O aumento na concessão é explicado pela ação de desrepresamento dos benefícios baseado no funcionamento do PEFPS Programa de enfrentamento da fila da previdência social, que funcionou até 31.12.2024, e ainda pela mudança na metodologia no reconhecimento de direito dos benefícios por incapacidade temporária baseado prioritariamente em análise documental dos atestados médicos (Atestmed), em que cada período de licença é um benefício sem prorrogação. O AtestMed dispensa perícia presencial para a concessão dos benefícios por incapacidade. Foi ferramenta para agilizar a concessão e, consequentemente, diminuir a fila de espera por um benefício, em 2024.

Em relação à emissão anual líquida de benefícios do RGPS, houve crescimento de 8,4% em 2024 em relação ao ano anterior. Passou de R$ 724,7 milhões para R$ 785,6 milhões – isso representa 6,69% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Conceitos:

Média mensal de contribuintes: total de contribuições realizadas pelos contribuintes no ano dividido por 12.

Total de contribuintes pessoa física: número de indivíduos que fizeram pelo menos uma contribuição no ano. Desconta eventuais duplicidades entre empregados e contribuintes individuais.

Benefícios concedidos: representam a quantidade de benefícios para os quais foi reconhecido o direito e dado deferimento ao requerimento.

Benefícios emitidos: representam a quantidade de ordens de pagamento encaminhada à rede bancária.

Fonte: Agência Gov