ONU: 99% dos CEOs mantêm ou ampliam compromissos com sustentabilidade
Pesquisa com 1.800 líderes em 128 países mostra que sustentabilidade se consolida como estratégia empresarial, mas lacunas em tecnologia persistem
30 de outubro de 2025
Os CEOs estão migrando da ambição para a ativação em sustentabilidade, com 99% deles declarando sua intenção de manter ou expandir seus compromissos. É o que revela a edição 2025 do CEO Study do Pacto Global das Nações Unidas e da Accenture. Enquanto apenas uma pequena porcentagem (menos de 15%) dos líderes se diz sentir bem-preparada para grandes desafios globais, como inflação, tensões no comércio global e intensificação dos efeitos da crise climática, a maioria (88%) afirma que o business case para a sustentabilidade é hoje mais forte do que cinco anos atrás.
Intitulado “Virando a chave: desbloqueando a próxima era da liderança em sustentabilidade”, o estudo oferece uma das visões longitudinais mais abrangentes do sentimento dos CEOs sobre sustentabilidade, no momento em que o Pacto Global da ONU celebra seu 25º aniversário. “O estudo mostra que a sustentabilidade deixou de ser apenas um imperativo moral para se consolidar como fundamento essencial da estratégia empresarial”, comenta Daniela Grelin, diretora executiva do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. “A mensagem é clara: não há mais retorno ao velho modelo de negócios, descolado das urgências sociais e ambientais”, complementa.
Um dos grandes pontos debatidos no documento trata da necessidade do setor privado incorporar a sustentabilidade na estratégia e na cultura, escalando a inovação em todas as cadeias de valor e colaborando para moldar regras que recompensem o valor de negócios de longo prazo. “Empresas que agirem com base nessas descobertas vão construir resiliência, desbloquear o crescimento, apoiar o crescimento de indústrias, estimular economias e acelerar a entrega dos ODS”, elucida Sanda Ojiambo, diretora executiva do Pacto Global da ONU.
O material ainda elenca cinco oportunidades para impulsionar o progresso: colaborar na regulamentação; aproveitar a demanda do consumidor; expandir o acesso à tecnologia; aprimorar habilidades para o futuro; e liderar com credibilidade e propósito. Os CEOs já estão se preparando para um futuro mais regulamentado – 92% consideram que uma forte governança global e uma política unificada são importantes ou críticas; 95% relatam que a conformidade regulatória é uma prioridade organizacional; e 84% acreditam que suas empresas estão prontas para atender às próximas regulamentações de sustentabilidade.
Paralelamente, a influência do consumidor está ganhando terreno, ao lado de governos, colaboradores e até mesmo investidores. Nesse sentido, 98% concordam que o setor privado pode impulsionar o progresso por meio de produtos e serviços sustentáveis, e 96% dos CEOs aconselham seus sucessores a incorporar a sustentabilidade na visão e cultura da empresa. No entanto, algumas lacunas persistem, especialmente em torno de ferramentas digitais para rastrear e medir o desempenho da sustentabilidade em todas as cadeias de valor, o que pode limitar a capacidade das empresas de responder plenamente à crescente demanda.
O relatório ainda aponta que a governança baseada em tecnologia, com foco na prevenção e antecipação de riscos, ainda se encontra muito aquém do ideal: apenas um em cada quatro (26%) CEOs relata ter equipes dedicadas de planejamento de cenários, e menos de 15% se sente bem-preparado para os principais desafios macroeconômicos e de sustentabilidade. E, embora 96% dos CEOs digam que a inovação e a tecnologia são essenciais para alcançar as metas globais de sustentabilidade, apenas 27% estão considerando alavancar ferramentas digitais para rastreamento e medição da sustentabilidade.
Para conferir o CEO Study 2025, clique aqui.
Fonte: Assessoria