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Foto: Secom PB

Governo da Paraíba inaugura primeiro Balcão Paraíba Digital para ampliar acesso a serviços públicos

Espaço no Shopping Tambiá em João Pessoa oferecerá atendimento presencial para auxiliar cidadãos no uso de serviços digitais do Estado e Gov.br

29 de outubro de 2025

O Governo da Paraíba inaugura, na próxima segunda-feira (3/11), o 1º Balcão Paraíba Digital, um novo espaço de atendimento presencial voltado a auxiliar os cidadãos no acesso e uso dos serviços digitais do Estado e do Gov.BR. A primeira unidade será inaugurada na Casa da Cidadania do Shopping Tambiá, em João Pessoa.

A iniciativa é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital (SEMTD), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), e apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), atendendo aos critérios do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

O Balcão Paraíba Digital chega com pontos de apoio direto ao cidadão, com o objetivo de promover a inclusão digital e social, oferecer orientação presencial humanizada e facilitar o acesso aos serviços públicos digitais.

“O Governo da Paraíba tem investido fortemente em tecnologia e inovação, mas também tem um compromisso com a inclusão. O Balcão Paraíba Digital representa esse equilíbrio: tecnologia com acolhimento, modernização com humanidade”, ressaltou o secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira.

“A transformação digital só é completa quando alcança todas as pessoas. O Balcão Paraíba Digital vem justamente para garantir que ninguém fique para trás nesse processo, especialmente quem ainda encontra barreiras no uso das tecnologias”, destacou a secretária-executiva de Modernização e Transformação Digital, Jacqueline Gusmão.

Entre os principais objetivos do projeto estão: oferecer atendimento presencial e humanizado para auxiliar os cidadãos na utilização dos serviços digitais do Governo da Paraíba; apoiar a população na criação, recuperação e uso de contas Gov.br, ampliando o acesso aos serviços públicos; promover a inclusão digital, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade ou com baixa familiaridade com tecnologia; reduzir filas e a sobrecarga de atendimento tradicional, incentivando o uso dos canais digitais com suporte qualificado.

O público-alvo inclui cidadãos que precisam acessar serviços oferecidos pelo Governo da Paraíba ou que necessitam de apoio com o Gov.br, especialmente idosos, pessoas sem acesso à internet e com baixa alfabetização digital.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com dois atendentes por turno. Durante o atendimento, os cidadãos poderão obter orientação sobre o uso do Portal do Governo Digital da Paraíba, criar ou recuperar contas Gov.br e solicitar diversos serviços estaduais disponíveis on-line, no Portal Paraíba Digital (https://paraibadigital.pb.gov.br).

O lançamento do projeto marca o início da expansão do modelo para outras Casas da Cidadania em diferentes municípios paraibanos, fortalecendo a presença do Governo Digital em todo o Estado.

Fonte: Secom PB