Novembro supera maio como preferido para casamentos no Brasil e é o novo “mês das noivas”
Apenas 8,83% dos casamentos são realizados em maio. Comparativo geral do mercado entre 2024-2025 revela aumento de 18,31% nos orçamentos e queda na conversão de 7,64%. Plataforma da MeEventos analisou 250 mil propostas
28 de outubro de 2025
A DataEventos, plataforma de inteligência do mercado de eventos da MeEventos, plataforma integrada de gestão de eventos, identificou que novembro ocupa a primeira posição entre os meses mais escolhidos para a realização de casamentos no Brasil, com 13,71% dos eventos realizados. A análise, baseada em 250 mil propostas geradas entre janeiro de 2024 e 9 de maio de 2025, revela ainda um cenário de contrastes no setor: enquanto o volume de orçamentos subiu 18,31% em relação ao ano anterior, a taxa de conversão caiu de 21,82% para 14,18%, uma redução de 7,64 pontos percentuais.
A pesquisa consolida dados de 1,6 mil empresas que utilizam a plataforma MeEventos, responsável por gerenciar cerca de 15 mil eventos por mês. Além de novembro, os meses com maior incidência de celebrações foram setembro (11,98%), outubro (11,20%) e agosto (9,28%). Já em número de solicitações de orçamento, outubro (10,21%), agosto (9,71%) e janeiro (9,27%) lideraram, enquanto dezembro (5,83%), fevereiro (6,69%) e março (6,87%) ficaram na lanterna.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fonte: MeEventos de janeiro de 2024 e 9 de maio de 2025
O panorama parcial de 2025, confirma a consolidação da demanda por orçamentos no início do ano: janeiro cresceu 25,55%, fevereiro 31,49% e março 22,87%, enquanto abril praticamente manteve o patamar de 2024, com leve alta de 0,02%. Os eventos realizados acompanharam essa tendência, com janeiro registrando aumento de 4,88% e fevereiro de 25,78%, mas exibiram pequenas quedas em março (–3,71%) e abril (–1,38%).
“Estamos observando uma mudança no comportamento dos casais, que vêm fazendo mais orçamentos com antecedência, mas decidindo com mais cautela”, comenta Tiago Ferreira, fundador e CEO da MeEventos, destacando a importância de acompanhar de perto as métricas de conversão e sazonalidade para ajustar ofertas e pacotes.
As recomendações da MeEventos incluem reforçar a capacidade operacional no período de alta temporada para garantir excelência na entrega; desenvolver campanhas publicitárias para estimular orçamentos nos meses com menor volume de pedidos; e, principalmente, promover a antecipação: “Invista em pacotes flexíveis com condições especiais para quem contratar com antecedência, essa pode ser a salvação para o seu fluxo de caixa”, aconselha Tiago.
Caso de uma empresa mostra como a demanda por casamentos migrou
Um dos exemplos que ilustram o cenário atual do mercado de casamentos é o da Cybelle Kerstin Cerimonial. A empresa, que realiza cerca de 50 casamentos por ano, percebe uma mudança no comportamento do público em relação à escolha das datas. Embora maio ainda concentre um número expressivo de cerimônias — 11 ou mais durante o mês—, a diretora Cybelle Kerstin conta que este não é mais o período mais procurado pelos casais. “Maio é um mês com muitos casamentos, mas é no segundo semestre que mais realizamos esse tipo de evento”, diz a empresária.
Para lidar com os períodos de alta demanda e organizar os múltiplos cronogramas de eventos, Cybelle aposta na tecnologia como aliada indispensável. Ela utiliza o sistema da MeEventos para gerenciar checklists, otimizar processos e garantir mais segurança para os clientes. “A gente tem procurado trazer todas as funções da empresa para dentro do sistema da MeEventos: planejamento, emissão de boleto, etc. E também educar os clientes para que eles estejam lá [no app da MeEventos], porque talvez isso seja um dos maiores benefícios para os noivos, poder fazer o acompanhamento, o controle de todas as atividades do evento com transparência”, destaca.
Além da plataforma de gestão de eventos para empreendedores, o CEO da MeEventos reforça a DataEventos como uma ferramenta essencial — e gratuita — para profissionais que buscam entender a dinâmica do setor: “Nosso objetivo é fornecer aos profissionais do mercado de eventos um panorama sempre atualizado, facilitando a identificação de tendências, oportunidades e desafios do setor”, afirma Tiago Ferreira.
Fonte: Assessoria