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Foto: Divulgação

Mercado imobiliário vive momento de alta intenção de compra, diz pesquisa

Brain revela recorde histórico na intenção de compra; gestor da Massai destaca mudança de mentalidade e busca por qualidade de vida

27 de outubro de 2025

A intenção de compra de imóveis no Brasil alcançou 49% no segundo trimestre de 2025, segundo pesquisa da consultoria Brain Inteligência Estratégica, divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). O índice representa o maior patamar já registrado desde o início da série histórica, em 2020, e reflete o fortalecimento do interesse dos brasileiros pelo mercado imobiliário.

O levantamento indica que quase metade da população pretende adquirir um imóvel nos próximos 24 meses, considerando pessoas com renda mensal igual ou superior a R$ 2,5 mil. Entre os consumidores com ganhos acima de R$ 20 mil, a intenção de compra é ainda maior, com 58%, o percentual mais elevado entre todas as faixas pesquisadas.

Entre os principais motivos citados pelos entrevistados estão momentos de transição na vida, como casamento, saída do aluguel ou compra do primeiro imóvel (45%), busca por moradias maiores e de melhor padrão (34%) e investimento (15%).

Para Lucas Silveira, gestor comercial da Massai, uma das cem maiores construtoras do país, o resultado reflete o dinamismo do mercado e o papel do imóvel como ativo seguro e valorizado. “Percebemos que, mesmo com juros ainda altos, há uma procura crescente por soluções e investimentos imobiliários, tanto no segmento residencial quanto no comercial. O imóvel ocupa um papel central de investimento com segurança e estabilidade”, avalia.

Lucas também afirma que há uma mudança de mentalidade que tem sustentado essa retomada. “As pessoas entendem que investir em um bem real com valorização consistente é uma forma sólida de proteger e multiplicar o patrimônio. Hoje em dia o cliente quer morar, quer trabalhar ou investir, com qualidade de vida”, argumenta.

Essa mudança de comportamento também aparece nos números. O estudo também mostra um aumento expressivo no interesse por imóveis de médio padrão. As unidades com valores entre R$ 600 mil e R$ 800 mil registraram alta de 166% em relação ao trimestre anterior, enquanto a procura por imóveis acima de R$ 800 mil cresceu 50%. “O cliente busca imóveis que traduzem a qualidade de vida que ele deseja. Desde a arquitetura até localizações, tudo se torna decisivo em cidades cada vez mais adensadas. Há também uma tendência muito forte por espaços que unem moradia, trabalho e lazer, um indicador que tem guiado nossas concepções de projetos”, explica.

O exemplo citado é o OMNI Life & Health, futuro maior Medical Center do Norte e Nordeste, em construção no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Com entrega prevista para 2027, o empreendimento terá 33 pavimentos em um único complexo, com serviços de saúde, mall e moradia. “Hoje atuamos com projetos como o OMNI Life & Health e o BA’RA Hotel, que são produtos que vão além da construção em seus conceitos, a partir das dores e demandas únicas das cidades em que atuamos”, exemplifica.

Para o gestor, pensar em projetos inovadores é o caminho para acompanhar o novo momento do mercado imobiliário em João Pessoa. “A inovação para a Massai está em compreender as necessidades de cada mercado e buscar soluções específicas. Nosso propósito é ser uma empresa que entrega desenvolvimento urbano, experiência e qualidade de vida. Esse é o caminho que temos seguido para continuar evoluindo com consistência e responsabilidade”, afirma.

Fonte: Vivass Comunicação