logo paraiba total
logo paraiba total
salão do queijo
Foto: Secom PB

Salão do Queijo da Paraíba reúne quase 350 produtos artesanais no Espaço Cultural, em João Pessoa

Evento em João Pessoa até sábado (25) apresenta queijos tradicionais como o Bola de Lastro e queijos de cabra da Fazenda Coruja do Cariri

24 de outubro de 2025

Com quase 350 produtos inscritos de 35 municípios paraibanos, o 2º Salão do Queijo da Paraíba está aberto à visitação até este sábado, dia 25, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, dentro da programação do 5º Brasil Cachaças, feira das melhores cachaças do País. O evento é uma realização do Instituto Social do Queijo (Isaque) com apoio do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).

A visitação do 2º Salão do Queijo ocorre das 14h às 22h e a entrada pode ser adquirida na plataforma Sympla a R$ 10, mais dois quilos de alimentos não perecíveis. Os visitantes poderão conhecer e degustar diversos tipos de queijos e cachaças expostos no evento.

De acordo com o gerente-executivo de Produção Agropecuária da Sedap-PB, José Otávio Targino, “a importância do Salão do Queijo da Paraíba é ter a vitrine da nossa produção, você ter um espaço onde a Paraíba e o Brasil possam conhecer os nossos produtos. Ter um espaço onde você possa ter essa confraternização dos produtores”. Ele acrescenta que “é um espaço onde os produtores expõem seus produtos, comercializam e disponibilizam para degustação”.

Para os produtores, o 2º Salão do Queijo da Paraíba permite expandir os negócios, enquanto o visitante tem a possibilidade de conhecer e provar queijos de várias regiões da Paraíba, produzidos a partir de leite tanto de vaca quanto de cabra.

Um exemplo é o casal Renato e Carla Almeida, que produzem artesanalmente o queijo Bola do município de Lastro, no Sertão paraibano, uma receita do século XIX feita de leite de vaca, que chegou à Paraíba através de um missionário alemão e que foi passada de geração a geração. “Eu costumo dizer que é um queijo resiliente e que sobreviveu esse tempo todo porque tem uma qualidade única, uma identidade especial. É um queijo 100% artesanal”, ressalta Renato.

O empreendedor explica que foi há cerca de 10 anos que ele e a esposa decidiram investir na receita artesanal do Queijo Bola de Lastro. Renato Almeida conta que o apoio da Sedap-PB e do Sebrae-PB, por exemplo, tornou a produção com maior qualidade e segurança sanitária.

Ele aponta que a participação no Salão do Queijo da Paraíba é mais uma etapa no crescimento do Queijo Bola de Lastro no mercado. “Participar do Salão do Queijo abre novos mercados também”. Ele avalia que para suprir a demanda teria que triplicar a produção mensal atual de 250 unidades do queijo. Cada unidade demora um mês para passar por todas as etapas de fabricação e ficar pronta para ser comercializada.

Outro queijo participante do salão é o Coruja, produzido no município de Barra de São Miguel. Ele surgiu em 2018 como alternativa para viabilizar economicamente a Fazenda Coruja, de propriedade do casal Pedro Pedrosa e Bruna Sagretzki. “A cabra é um animal muito importante para a região do Cariri, onde fica Barra de São Miguel. Aí pensamos em produzir o queijo como alternativa econômica”, diz Pedro. Eles pesquisaram e decidiram investir na criação da cabra da raça murciana granadina, de origem de áreas áridas da Espanha, que se adaptou muito bem ao Cariri paraibano.

Bruna Sagretzki relata que a Fazenda Coruja, então, passou a produzir quatro tipos de queijo de cabra: Lua Nova, Coroa de Frade, Chefre e Beursin. “São queijos feitos de leite de cabra e cada um tem uma característica própria, uma identidade especial, mas todos são queijos artesanais”, pontua.

Já Pedro Pedrosa salienta que a participação em eventos como o Salão do Queijo possibilita a abertura de novos mercados e apresenta o produto para novos consumidores. Ele ressalta, porém, que o foco da Fazenda Coruja é comercializar os queijos que produz para lojas em todo o País especializadas em queijos artesanais.

O 2º Salão do Queijo da Paraíba está inserido dentro da programação do Brasil Cachaças. O evento conta com cachaças produzidas em vários estados brasileiros e possui uma área especial para as bebidas feitas na Paraíba. Uma delas é a Rainha, feita no Engenho Goiamanduda, no município de Bananeiras, produzida desde 1877. “São 148 anos de história da cachaça Rainha”, lembra a expositora Karol Alves.

Além da exposição e degustação de produtos, o evento conta com oficinas de preparação de drinks e pratos, harmonização de queijo com cachaça e concursos. A programação do evento terá, ainda, nesta sexta-feira, dia 24, apresentação de Ronaldo Rossi, cover de Reginaldo Rossi. Já no sábado, dia 25, a atração é a Roda Mulheres no Samba.

O 2º Salão do Queijo da Paraíba conta com a parceria do Sebrae-PB, Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), além do Banco do Nordeste e o Governo Federal.

Fonte: Secom PB