logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Cachaça Hemp volta ao ‘Brasil Cachaças’ para consolidar presença no mercado e debater uso responsável da Cannabis

Após o sucesso de vendas na última edição, marca retorna ao festival em João Pessoa reafirmando seu propósito de quebrar estigmas e apresentar inovação no segmento de bebidas

24 de outubro de 2025

A primeira cachaça do Brasil elaborada com Cannabis estará de volta a João Pessoa em outubro. A Hemp é uma das marcas confirmadas no Brasil Cachaças 2025, evento que acontece até 25 de outubro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, reunindo produtores de 14 estados brasileiros. O festival tem como propósito valorizar a bebida genuinamente brasileira e o papel do Nordeste na sua história — uma região onde a cana-de-açúcar se transformou em cultura, arte e símbolo de identidade nacional.

Produzida no município de Campos dos Goytacazes (RJ) pelo Alambique Leley e lançada pela Cachaça Social Club, a Hemp foi destaque em 2024, quando escolheu o Brasil Cachaças para o lançamento nacional do produto. Com grande receptividade do público e sucesso de vendas, a marca já chegou a cerca de 30% dos municípios brasileiros. E esse ano a marca retorna para consolidar sua presença no mercado e ampliar o debate sobre o uso responsável e os benefícios da Cannabis em novos segmentos, como o de bebidas.

“Escolhemos o Brasil Cachaças para o lançamento por ser um dos maiores eventos do setor, além da Paraíba ser o segundo maior produtor de cachaça de alambique do Brasil. Agora voltamos para fortalecer o diálogo e mostrar que é possível inovar sem perder a tradição”, afirma Carlos Lyra, empresário com mais de 40 anos de experiência no setor e idealizador da Cachaça Hemp.

Com 42% de graduação alcoólica, sabor de ervas e apresentação em garrafas de 500ml, vendidas a cerca de R$ 100, a Cachaça Hemp se diferencia por não passar por processo de infusão. A bebida não contém CBD nem THC, substâncias responsáveis pelos efeitos alucinógenos da planta, mas utiliza terpênicos idênticos ao natural da Cannabis, trazendo uma experiência olfativa e sensorial inédita.

A proposta da marca é unir a tradição da cachaça artesanal brasileira à inovação da Cannabis, em um produto autorizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com registro e certificação.

Em João Pessoa, a Cachaça Hemp conta com o apoio da ABRACE (Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança) — instituição sediada na capital paraibana e referência nacional em pesquisas e tratamentos com Cannabis Medicinal — convidada a ser Embaixadora da marca na cidade.

“Mais importante do que falar de vendas, nosso objetivo é contribuir para a quebra de paradigmas, mostrando que a Cannabis pode ser vista sob novas perspectivas, com uso responsável e benefícios reais para a sociedade”, destaca Lyra.

O movimento da Cachaça Hemp acompanha uma tendência internacional. Em países como Canadá, Estados Unidos (Califórnia), Israel e Uruguai, o uso de compostos da Cannabis em bebidas tem crescido, com foco em aroma, sabor e inovação sensorial — um caminho que começa a se abrir também no Brasil.

Fonte: Assessoria