logo paraiba total
logo paraiba total
medtrop
Foto: Divulgação

João Pessoa sedia o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

MEDTROP 2025 acontece de 2 a 5 de novembro no Centro de Convenções com mais de 3 mil trabalhos científicos e ênfase no impacto das mudanças climáticas na saúde

23 de outubro de 2025

A edição de 2025 do Congresso Brasileiro de Medicina Tropical (MEDTROP), promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), que celebra 63 anos de atuação, será realizada de 2 a 5 de novembro no Centro de Convenções de João Pessoa.

Com o tema “Mudanças climáticas e impactos nas doenças tropicais”, o evento dá continuidade aos congressos anuais da SBMT, reunindo a grande comunidade científica e os profissionais de saúde que atuam no campo da pesquisa, da vigilância epidemiológica e da atenção primaria às doenças tropicais que afetam o Brasil e outras regiões endêmicas do mundo.

O MEDTROP tem sido, nos últimos anos, o segundo maior congresso do mundo nesta área, atrás apenas da American Society of Tropical Medicine and Hygiene (ASTMH).

A programação 2025 destaca os avanços no conhecimento sobre doenças transmissíveis, com ênfase em agravos de relevância para a saúde pública no Brasil e no mundo, especialmente aquelas causadas por agentes infecciosos transmitidos por vetores. Serão abordadas inovações em diagnóstico, tratamento, vacinas e estratégias de controle, além das ações dos programas do Ministério da Saúde para o enfrentamento dessas doenças no Sistema Único de Saúde (SUS).

O MEDTROP 2025 conta com mais de 3 mil trabalhos submetidos, 5 conferências magnas, 99 mesas-redondas, 66 miniconferências, minicursos e oficinas de trabalho. Além disso, três eventos satélites enriquecem a programação: 40ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 28ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses (ChagasLeish 2025); XII Workshop Nacional da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB e 10º Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas.

Fonte: Assessoria