
Paraíba se destaca no cenário nacional de franquias
Modelo de negócio conquista espaço no Estado com histórias de sucesso, expansão e inovação
22 de outubro de 2025
A Paraíba tem se consolidado como um terreno fértil para o setor de franquias. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Estado registrou em 2024 um faturamento superior a R$ 3 bilhões, representando um crescimento expressivo de 13,1% em relação ao ano anterior. O número de unidades também aumentou 1,4% a mais, totalizando 2.167 operações em todo o território paraibano.
Os segmentos que mais se destacaram foram alimentação, serviços e entretenimento, impulsionando negócios locais e nacionais. Um dos exemplos é a Fat Guys, rede de hambúrgueres que conquistou o público brasileiro e foi escolhida pelo Grupo Nonino para diversificar o portfólio e se aproximar de um público mais jovem e apreciador de fast food. Reconhecido pela gastronomia de alto padrão, o grupo inaugurou recentemente uma unidade da marca na orla do Cabo Branco, ao lado de um de seus restaurantes. “Estamos reavaliando estratégias e reforçando ações locais. A franquia exige envolvimento diário — não é uma fórmula mágica. É parceria. É preciso entender os valores da marca e estar disposto a crescer junto. A estrutura ajuda, mas o esforço precisa vir do empreendedor também”, destaca Ana Luisa Nonino, sócia do grupo.
Outra história de sucesso vem da rede Minha Lavanderia, marca paraibana que tem ampliado sua presença com novas unidades na região. O empresário Julio Muniz, franqueado em João Pessoa e Cabedelo, lidera duas lojas e avalia o ritmo de expansão. “Conquistamos a confiança dos clientes, o que nos permitiu crescer, mas o desafio agora é manter o equilíbrio financeiro. A franqueadora oferece suporte, mas o resultado depende da gestão do dia a dia”, observa. A Minha Lavanderia conquistou o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2025, concedido pela ABF. Considerado o “Oscar do setor de franquias” no Brasil, o SEF é a maior pesquisa e a mais respeitada chancela do franchising nacional, e celebra a qualidade, inovação e dedicação presentes em todas as redes.
O lado do franqueados – Embora ofereça estrutura e apoio, o modelo de franquias não garante sucesso automático. Especialistas e empreendedores reforçam que o comprometimento com a marca, o entendimento do mercado local e o trabalho constante são determinantes.
Um dos grandes nomes do franchising nacional, o Bob’s também tem ampliado sua presença em todo o Nordeste, com foco em rentabilidade e formatos operacionais mais versáteis. Segundo Fabiano Lima, diretor de Expansão da rede, a estratégia privilegia modelos como drive-thru, quiosques e lojas de rua, além do fortalecimento digital da marca. “Nosso objetivo é aumentar a eficiência por metro quadrado, oferecendo suporte completo ao franqueado e garantindo uma operação sustentável e lucrativa”, afirma.
No Brasil – O número total de operações no Brasil atingiu 195.862, 7,8% a mais do que no ano anterior, segundo a ABF. Novas marcas continuam a adotar o franchising como plataforma de negócios, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas (crescimento de 7,6%), um recorde no histórico de pesquisas da ABF. Com isso, o setor totalizou 1.701.726 empregos diretos (expansão de 7,1%), outro recorde.
Além da melhora do quadro macroeconômico (inflação menor, retomada do emprego e PIB positivo), a Associação atribui este desempenho às melhores práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos , à omnicanalidade e à adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades e hábitos presenciais e híbridos consolidado, com destaque para eventos e a retomada do turismo. “Os números provam que o empreendedorismo continua em alta no Brasil e o franchising é um dos caminhos mais seguros e rápido para quem deseja investir, ainda mais se for o primeiro negócio. O Norte e Nordeste continuam tendo uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Temos números bem favoráveis. É a demonstração de que os empreendedores estão buscando espaços fora do eixo Rio-São Paulo”, destaca o diretor da ABF Nordeste, Fernando Ribeiro.