
Exposição de Rodrigues Lima segue em cartaz até o final de novembro após noite de abertura com poesia e homenagem
Mostra individual no Canoa dos Camarões reúne 30 obras do artista e homenageou marchand Roseli Garcia por 45 anos de contribuição à cultura
22 de outubro de 2025
Pinturas, poesias, gastronomia e música. Foi com a união de múltiplas artes que o restaurante Canoa dos Camarões abriu a exposição “Sob o Sol da Primavera Paraibana” do artista plástico Rodrigues Lima. A noite contou com homenagem especial à marchand e proprietária da Galeria de Arte Gamela, Roseli Carvalho Garcia.
A homenagem foi entregue à Roseli pela proprietária do restaurante, a empresária Lúcia Lyra, O Curador Antônio Cláudio Massa e o poeta Boisbaudran Imperiano, parceiro do projeto cultural do empreendimento e um dos idealizadores do projeto Pinturas & Poesias. A homenageada, que possui 45 anos de atuação e contribuição à arte e cultura paraibanas, agradeceu o reconhecimento ao receber o diploma de honra ao mérito.
“Roseli Garcia vem com sua Galeria Gamela criando referências artísticas e apreciadores de arte ao longo de diferentes gerações”, ressaltou o artista plástico Rodrigues Lima que apresentou 30 obras de artes em diferentes técnicas.
Para ele, a noite de abertura, ocorrida na última sexta (17), foi muito especial. “Foi um momento de celebração por se tratar de uma integração entre artes visuais, música e poesia, com a presença de artistas, poetas e escritores, com performances e declamações”, descreveu Rodrigues.
Poesia, música e presenças
Duas poesias ganharam destaque na noite de abertura da exposição. Ambas estão contidas no catálogo, exposto e disponível para aquisição na vitrine da adega. Uma delas chama-se ‘O Primeiro Sol’ – um poema musicado pelo artista plástico e cantado para a plateia. “Fiz em homenagem à cidade de João Pessoa. Cidade que me acolheu, me dando réguas e compassos para minha formação artística / profissional e cidadã”.
O outro poema é ‘Vale da Vida’, de autoria de Boisbaudran Imperiano, que o declamou abrindo um pequeno Sarau onde participaram outros poetas como o presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina Oswaldo Carvalho e Alfredo Fagundes. O evento contou ainda com a participação da escritora Helena Meddrado, do poeta Marcelo César, entre outros.
“Foi mais um evento de sucesso e de importância cultural dos nossos Projetos”, pontuou o curador do projeto cultural, Antônio Cláudio Massa. Segundo ele, a exposição individual ficará em cartaz até o final de novembro aberta a visitação das 11h às 23h no restaurante Canoa dos Camarões, localizado na avenida João Maurício, 121, Manaíra.