logo paraiba total
logo paraiba total
pacto
Foto: Sebrae-PB

Sebrae e governo da Paraíba assinam Pacto pela Inovação para fortalecer ecossistema tecnológico

Parceria consolida o trabalho para desenvolver o conhecimento nesta área

21 de outubro de 2025

Uma parceria entre o Sebrae/PB, Governo do Estado e o Hub de Inovação de João Pessoa tornará esse ecossistema mais unido. Assinado na segunda-feira (20), o Pacto pela Inovação é um instrumento criado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) que consolida o trabalho para desenvolver o conhecimento nesta área.
O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim esteve presente junto ao secretário Cláudio Furtado, além do gerente da agência Sul da instituição, Cláudio Soares e da analista Rafaella Catão. O evento contou ainda com participantes do Farol Digital como o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITEC), da Sociedade de Usuário de Tecnologia (SUCESU) e startups de João Pessoa.
Segundo Rafaela Catão, o Farol Digital é o hub de inovação de João Pessoa que tem se consolidado como o principal articulador do ecossistema local, conectando startups, universidades, empresas, investidores e o poder público em torno de uma agenda comum de fortalecimento da inovação.
“Atualmente, esse hub de João Pessoa reúne mais de 80 startups e iniciativas inovadoras mapeadas na capital, atuando em áreas como tecnologia da informação, saúde, educação, sustentabilidade, indústria criativa e inteligência artificial. Com a assinatura do Pacto pela Inovação, o ecossistema ganha ainda mais força institucional. Essa adesão amplia o alinhamento entre instituições parceiras e demais atores, garantindo maior articulação entre políticas públicas, programas de incentivo e oportunidades de investimento”, falou Rafaella.
Para as startups, os principais benefícios são maior acesso a redes de relacionamento e parcerias estratégicas e conexão com programas estaduais e nacionais de fomento à inovação. Outros benefícios são a integração com universidades e centros de pesquisa para desenvolvimento tecnológico e visibilidade ampliada em iniciativas que fortalecem o posicionamento de João Pessoa como um polo de inovação no Nordeste.
Fonte: Sebrae-PB