
Encontro de mulheres rurais promovido pela Embrapa fortalece protagonismo feminino
A força feminina no campo ganhou destaque durante o II Encontro Técnico de Mulheres Rurais, realizado nos dias 16 e 17 de outubro pela Embrapa Roraima, em parceria com o Sebrae, o Sistema FAERR/Senar e a Universidade Estadual de Roraima (UERR)
20 de outubro de 2025
A força feminina no campo ganhou destaque durante o II Encontro Técnico de Mulheres Rurais, realizado nos dias 16 e 17 de outubro pela Embrapa Roraima, em parceria com o Sebrae, o Sistema FAERR/Senar e a Universidade Estadual de Roraima (UERR). O evento, realizado no campus da UERR em Rorainópolis, reuniu cerca de 400 participantes, entre agricultoras familiares, mulheres indígenas, pescadoras, extrativistas, produtoras rurais, autoridades e representantes de cooperativas e organizações sociais de diversas regiões do estado.
Caravanas vieram de municípios como Boa Vista, Normandia, Cantá, Caroebe, São Luiz, Bonfim, Pacaraima, Baliza e Rorainópolis, mostrando o alcance crescente da iniciativa, que busca fortalecer o protagonismo feminino na agropecuária, ampliar o acesso a conhecimentos e tecnologias e promover a segurança alimentar no estado.
Para a Chefe-geral da Embrapa Roraima, Hyana Lima-Primo, o encontro é mais que um espaço de capacitação, é um movimento de valorização das mulheres que impulsionam o desenvolvimento rural. “Queremos criar um ambiente de aprendizado e troca de experiências, em que as mulheres possam se ver como protagonistas. É um movimento de fortalecimento das comunidades e do papel feminino na agricultura”, afirmou.
Ao encerrar o evento, ela destacou o sentimento de dever cumprido. “Recebemos cerca de 400 mulheres de diferentes municípios. Elas tiveram acesso a novas tecnologias, interagiram com pesquisadores e analistas da Embrapa e de outras instituições, além de participarem de momentos de fala em que puderam expor suas dificuldades e aspirações.
O sucesso da iniciativa, segundo Hyana, foi também compartilhado entre organizadores e participantes. “Cada depoimento, cada sorriso e cada aprendizado mostram que estamos no caminho certo. O protagonismo da mulher rural em Roraima é uma realidade que só tende a crescer”, finalizou.
Programação diversificada
Com mais de 50 atividades, entre palestras, oficinas, rodas de conversa e demonstrações práticas, o encontro abordou temas que foram da bioeconomia ao empreendedorismo feminino, passando por políticas públicas e sustentabilidade dos sistemas agropecuários.
Foram apresentadas experiências nas cadeias produtivas de meliponicultura, cajucultura, castanha-da-amazônia, açaí, banana, maracujá, pitaya, batata-doce, hortaliças, algodão e melão, além de práticas de beneficiamento de pimentas, multiplicação de mandioca e processamento mínimo de alimentos.
O encontro contou ainda com a venda de produtos regionais produzidos por mulheres rurais e ações sociais, como o atendimento psicológico do programa Mulher: Viver sem Violência e a distribuição de kits de higiene. Uma sala de acolhimento infantil também foi disponibilizada para garantir a participação integral das mulheres com filhos pequenos.
Vozes do campo
Para muitas participantes, o evento representou uma oportunidade de aprendizado e empoderamento. “Estamos numa delegação de 34 mulheres de Normandia. Para nós, esse momento é de grande valia. A capacitação e o conhecimento que levamos daqui enriquecem o nosso trabalho no campo. Que venham mais encontros como esse”, afirmou Elexsandra Cavalcante, presidente da Associação das Mulheres Rurais de Normandia.
Da comunidade do Kauwê, em Pacaraima, Dona Vera, produtora rural, destacou o impacto prático das capacitações promovidas pela Embrapa. “Esses encontros são fundamentais. A gente adquire conhecimento e se fortalece. Eu trabalho com sistema agroflorestal e produzo a jujubinha de cupuaçu, que conheci em uma dessas capacitações. Mesmo sem energia elétrica, consegui adaptar a produção e hoje meu produto está sendo reconhecido. Recebi o convite para levar minha jujuba à COP 30. Isso mostra o quanto é importante estarmos nesses espaços”, relatou.
Apoio institucional e reconhecimento
O evento reuniu autoridades, prefeitos, secretários municipais e parlamentares. O senador Mecias de Jesus, responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a realização do encontro, destacou a relevância da iniciativa. “É uma satisfação enorme participar desse evento da Embrapa, que presta um grande serviço à agricultura familiar. Essa ação capacita mulheres, fortalece famílias e reconhece a importância que elas têm para o desenvolvimento do estado”, afirmou o parlamentar.
Representantes de movimentos sociais também reforçaram o papel das parcerias. “É muito importante a presença da Embrapa nas nossas vidas. A agricultura familiar melhora quando estamos unidas e quando temos instituições parceiras trazendo tecnologias e oportunidades para as trabalhadoras rurais”, disse Maria Alves, representante da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Roraima (FETRAFERR).
Parcerias
O II Encontro Técnico de Mulheres Rurais é uma ação de transferência de tecnologia da Embrapa Roraima. A iniciativa contou com a parceria do Sebrae, Sistema FAERR/Senar e UERR, além do apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Senai, Conab, Governo do Estado de Roraima, Faperr, Sistema OCB/RR, IFRR, Iater e das Prefeituras de Rorainópolis e Caroebe.
Fonte: Agência Gov