logo paraiba total
logo paraiba total
turismo
Foto: Marco Pimentel/Secom PB

Turismo brasileiro cresce 6% em 2025 e alcança 15 meses seguidos de alta

Também houve variação positiva de 4,6% no Índice de Atividades Turísticas na comparação entre agosto de 2025 e o mesmo mês de 2024. Dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

17 de outubro de 2025

O turismo nacional manteve, em agosto, o ritmo de resultados expressivos de 2025. No acumulado de oito meses, o Índice de Atividades Turísticas (Iatur) cresceu 6% na comparação com o mesmo período de 2024. O resultado foi impulsionado por aumentos de receita obtidos nos setores de transporte aéreo de passageiros, serviços de reservas relacionados a hospedagens, hotéis, serviços de bufê e restaurantes.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam ainda que o índice variou 4,6% no recorte exclusivo de agosto ante igual mês do ano passado – o 15º resultado positivo seguido. Regionalmente, 14 dos 17 locais avaliados registraram avanços, com destaque para São Paulo (5,9%), Rio de Janeiro (12,6%), Bahia (7,9%), Rio Grande do Sul (11,7%), Paraná (5,8%) e Ceará (8,0%).

MOTOR DE DESENVOLVIMENTO — O ministro Celso Sabino (Turismo) destaca os esforços do Governo do Brasil pela manutenção da trajetória de alta. “É mais um crescimento expressivo, movimentando setores importantes da economia e gerando oportunidade, emprego e renda para os brasileiros. Vamos continuar investindo para assegurar, cada vez mais, que o turismo siga como um dos motores do desenvolvimento do Brasil”, enfatiza Sabino.

PANORAMA — O Índice de Atividades Turísticas, calculado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mede o desempenho do turismo, avaliando visitantes, ocupação hoteleira e gastos. A PMS oferece um panorama detalhado da atividade no Brasil e do setor de serviços como um todo. As informações são fundamentais para a formulação de políticas públicas para o segmento.

RECORDE – O Brasil celebrou, em setembro, o maior número de chegadas de turistas internacionais da série histórica para o mês: 570.934 visitantes, um crescimento de 28,2% em relação ao mesmo período de 2024. Com o resultado, o acumulado de janeiro a setembro totaliza 7.099.237 turistas estrangeiros, volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado.

META SUPERADA — O desempenho fez o país ultrapassar a meta anual estabelecida no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais ao longo de 2025. O objetivo foi superado em 2,9% ainda no nono mês do ano, estabelecendo um novo recorde histórico para o período.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República