logo paraiba total
logo paraiba total
suplementos
Foto: Freepik

Varejo de suplementos alimentares cresce e atrai novos perfis de consumidores

Estimado em R$ 9 bilhões até 2028, o mercado nacional de suplementos terá espaço estratégico na NEEX 2025 – Feira Internacional de Suplementação e Nutrição, que acontece em São Paulo, nos dias 17 e 18 de outubro

16 de outubro de 2025

Com vendas no varejo em franca expansão, os suplementos alimentares estão conquistando os brasileiros das mais variadas faixas etárias e de renda, principalmente aqueles preocupados com a saúde e o bem-estar. As empresas do setor aproveitam o boom e investem no desenvolvimento de novas fórmulas e na busca de componentes de alta qualidade.

 

De acordo com a consultoria Euromonitor, o mercado de suplementos deve movimentar cerca de R$ 9 bilhões até o final de 2028. O setor reúne mais de uma centena de empresas, sendo, em média, 60% nacionais e 40% internacionais, segundo estimativa da Brasnutri (Associação Brasileira de Suplementos Alimentares).

 

Um importante termômetro do crescimento das vendas do setor é o e-commerce, que nos primeiros cinco meses do ano passado cresceu 16% em produtos de saúde e farmacêutico, cujos dados foram apresentados no Relatório Setores do E-commerce no Brasil. No caso específico dos suplementos alimentares, as whey proteins, os suplementos vitamínicos e as bebidas funcionais (principalmente lácteas) lideram as preferências.

 

Diante de um mercado em expansão e públicos diversificados surgem os desafios, assim como uma clara percepção de novas tendências por parte das empresas. “O varejo de suplementos tem avançado muito, mas ainda enfrenta desafios importantes para atender plenamente às necessidades de cada faixa etária. É inegável que o setor já dispõe de uma ampla variedade de produtos, destinados tanto para jovens que buscam performance quanto para consumidores mais maduros, que priorizam saúde, longevidade e prevenção”, afirma Filipe Bragança, CEO da Integralmédica e conselheiro da Brasnutri.

 

Segundo ele, algumas tendências vão ganhar cada vez mais força no varejo nos próximos anos. A primeira delas é a busca crescente por produtos ligados à saúde, bem-estar e performance. “O consumidor está cada vez mais consciente, informado e exigente, e isso abre espaço para suplementos com formulações mais limpas, funcionais e alinhadas a um estilo de vida saudável”, ressalta.

 

Outra tendência clara, de acordo com Bragança, é o fortalecimento da personalização. O consumidor não quer mais soluções genéricas, pois espera produtos e serviços adaptados ao seu perfil, às suas metas e às suas condições individuais. “Isso vale para a formulação de suplementos, mas também para a experiência de compra no varejo físico e digital”.

 

A força do varejo no setor de suplementos ficará ainda mais evidente na NEEX 2025 – Feira Internacional de Suplementação e Nutrição, programada para os dias 17 e 18 de outubro, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo. O evento se consolidou como o principal ponto de encontro entre ciência, inovação e negócios do setor, sendo organizado pela E4 agência, especializada em marketing nutricional, suplementos e produtos saudáveis, e pelo IEG Brasil, subsidiária do IEG – Italian Exhibition Group, um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa.
A programação científica terá 60 horas de conteúdo, com destaque para as quatro salas de conteúdo – Meeting Internacional de Nutrição Esportiva, Endurance Summit, Sports Medicine Summit e Personal Trainer Summit
Com olhar atento ao mercado, Gustavo Negrini, CEO da E4 Agência, destaca que o varejo de suplementos precisa se adaptar aos novos perfis de consumidores. “O lojista tradicional precisa ampliar seu mix de produtos. Muitos trabalham com portfólios reduzidos, que não atendem plenamente às recomendações de nutricionistas e médicos, e acabam perdendo oportunidades de negócio. Ampliar o sortimento é essencial para acompanhar as novas demandas do consumidor e do mercado de suplementação”, afirma Negrini.

Diferentes gerações

A pirâmide etária brasileira vem se transformando muito rapidamente nas últimas décadas, e isso cria necessidades específicas para quem chega às idades acima de 60 anos. A expectativa de vida tanto no Brasil quanto no mundo vem aumentando, e diante disso, a suplementação assume um papel central. “O idoso possui necessidades nutricionais muito específicas, como o consumo adequado de vitaminas, minerais e proteínas, e o suplemento cumpre a função de complementar ou suprir essas demandas”, afirma Bragança.
Ele lembra ainda que é fundamental ressaltar a importância da atuação do nutricionista nesse processo. Esse profissional tem papel decisivo ao orientar idosos e pessoas em idade avançada sobre como se alimentar e suplementar corretamente.
Na outra ponta, os jovens vêm adotando hábitos que moldam seu perfil de consumo. “Essa geração reduziu de forma significativa o consumo de bebidas alcoólicas, trocando a vida noturna pela vida diurna. Em vez de bares e festas, cresce a prática de atividades físicas, o cuidado com a alimentação e a busca por rotinas mais equilibradas e saudáveis”, destaca.
Outro ponto importante, segundo o conselheiro da Brasnutri, é o chamado ‘efeito Ozempic’. O acesso a medicamentos que promovem o emagrecimento de forma mais rápida e efetiva está impactando diretamente o consumo de suplementos. Com a drástica redução da ingestão calórica provocada por esses fármacos, cresce a necessidade de reposição proteica. “E, uma vez que o corpo emagrece, surge também a demanda por ganho de massa muscular, o que leva muitos consumidores a recorrer aos suplementos proteicos para completar a dieta”.

Fonte: Assessoria