logo paraiba total
logo paraiba total
prêmio
Foto: Divulgação

22º Prêmio de Educação: Instituto Alpargatas abre inscrições para alunos e educadores

Com 513 escolas parceiras, iniciativa reconhece estudantes e profissionais da educação pública na Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais

16 de outubro de 2025

Foi dada largada para o tradicional Prêmio de Educação do Instituto Alpargatas, iniciativa que reconhece experiências de aprendizagem inovadoras e práticas pedagógicas que fazem a diferença em centenas de escolas públicas do país. Ao lado de mais de 513 escolas na Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais, o Instituto está com inscrições abertas para a edição 2025.

Para o Aluno Nota 10, podem participar estudantes, de escolas parceiras do ensino fundamental regular (1º ao 9º ano) e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As inscrições vão até o dia 29 de agosto. No ano passado, mais de 5 mil alunos foram certificados. Já a categoria Educador Nota 10 é voltada para profissionais da educação — gestores, coordenadores, professores, psicólogos educacionais, entre outros. O foco é fomentar práticas pedagógicas inovadoras, criativas, capazes de melhorar a aprendizagem e que contemplem a prototipação e territorialização dos ODS. O prazo para inscrever os projetos é até 30 de setembro de 2025.
Reconhecido nacionalmente como referência em valorização de boas práticas educacionais, o Prêmio de Educação está em sua 22ª edição e abrange 17 municípios: Alagoa Nova (PB), Baía da Traição (PB), Bananeiras (PB), Cabaceiras (PB), Campina Grande (PB), Carpina (PE), Caturité (PB), Guarabira (PB), Ingá (PB), Itatuba (PB), João Pessoa (PB), Lagoa Seca (PB), Mogeiro (PB), Montes Claros (MG), Queimadas (PB), Santa Rita (PB) e Serra Redonda (PB).

Todas as escolas atendidas pelos programas do Instituto Alpargatas podem participar. Na categoria Aluno Nota 10, uma comissão pedagógica de cada escola de Ensino Fundamental indica os 10 estudantes. Já na categoria Educador Nota 10, os projetos são formatados e enviados pelos interessados para avaliação de uma banca composta por doutores e mestres da educação, além de professores e consultores convidados.

Criada para reconhecer a excelência de alunos e educadores, a premiação reforça o compromisso do IA com o desenvolvimento sustentável regional, especialmente nas regiões onde a Alpa mantém operações. Com a meta de reforçar o compromisso socioambiental da companhia, a entidade apoia as populações no entorno das fábricas, engajando os colaboradores e gerando reputação como empresa comprometida com a educação e o desenvolvimento econômico.

O prêmio reconhece os alunos vencedores e os presenteia com um certificado, camisa e mochila, além de promover visibilidade das escolas e redes municipais. Já os educadores finalistas, têm seus projetos apresentados e certificados no Congresso Científico Internacional da FIEPS e a publicação de seus artigos na The FIEP Bulletin Online e reconhecidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ganhando exposição e reconhecimento institucional e global. A entrega dos prêmios é realizada no Seminário Nacional de Educação do IA, em uma cerimônia com recepção dos vencedores e apresentações culturais que reúnem milhares de pessoas.
“A iniciativa incentiva participações ativas em esportes, cultura, disciplina e inovação pedagógica. Para isso, oferece visibilidade, certificação e premiação, fomentando a valorização da educação pública e transformando a realidade escolar no Brasil. O prêmio nos prova a cada ano como alunos e professores podem avançar juntos, estimulando o melhor desempenho escolar, a superação e a inclusão”, afirma Berivaldo Araújo, diretor-executivo do Instituto Alpargatas.

Fonte: Assessoria