logo paraiba total
logo paraiba total
queijo minas
Foto: Renata Garbocci/Secult-MG

Segundo Salão do Queijo da Paraíba movimenta João Pessoa, a partir da próxima quarta (22)

Evento no Espaço Cultural de 23 a 25 de outubro terá degustação, concurso de queijos e harmonização com cachaça; ingressos custam R$ 10 + 2kg de alimento

15 de outubro de 2025

João Pessoa sedia, de 22 a 25 deste mês, a programação do 2º Salão do Queijo da Paraíba. O evento, cujo objetivo é a valorização da produção queijeira artesanal do estado, conta com a participação de produtores de 35 municípios paraibanos. A realização do salão é do Instituto Social do Queijo (Isaque) e tem o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). A abertura das atividades ocorre, na próxima quarta-feira (22), às 8h, no auditório do Sebrae-PB, no Bairro dos Estados.

As atividades de exposição, comercialização, degustação e harmonização de queijo com cachaça do 2º Salão do Queijo serão nos dias 23, 24 e 25 no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, na capital. A visitação ocorre das 14h às 22h e a entrada pode ser adquirida na plataforma Sympla a R$ 10, mais dois quilos de alimentos não perecíveis.

O Salão do Queijo da Paraíba acontece dentro da programação do Brasil Cachaças 2025, evento que integra festival, feira e seminário com foco na valorização da cadeia produtiva da cachaça no Brasil.

De acordo com o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira, eventos como o Salão do Queijo da Paraíba são vitrines importantes para os produtores rurais apresentarem seus produtos e, também, para adquirirem conhecimentos e fecharem negócios. “São fundamentais para o produtor comercializar a sua produção, como também para manter contatos, trocar ideias e ter novas oportunidades de negócios”, frisa.

O gerente-executivo de Produção Agropecuária da Sedap-PB, José Otávio Targino, destaca que “o 2ª Salão do Queijo da Paraíba é o onde os produtores se reúnem para apresentarem seus produtos e suas inovações. São produtores de queijos artesanais, pequenos produtores familiares da região do Cariri, Curimataú e do Sertão que se reúnem para mostrar o melhor da produção queijeira paraibana”. Ele lembra que a Paraíba possui atualmente mais de 600 queijeiras.

Entre os destaques da programação, estão a retomada da produção do tradicional Queijo Bola do Lastro, exposições de produtos premiados em concursos nacionais e a ampliação das ações de visibilidade e certificação do selo “Queijo da Paraíba”.

O Concurso de Queijos e Produtos Lácteos da Paraíba faz parte da programação do Salão do Queijo. O evento terá novas categorias e critérios técnicos mais exigentes, premiando sabor, maturação, inovação e qualidade. A expectativa é superar os 290 produtos inscritos na primeira edição do evento.

Entre as atividades programadas, estão oficinas práticas e workshops técnicos voltados para higiene, maturação, rotulagem e certificações. Também ocorrerão palestras sobre marketing, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo rural. O queijo artesanal é um símbolo da identidade cultural e gastronômica da Paraíba.

O 2º Salão do Queijo da Paraíba conta com apoio do Sebrae-PB, Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Fonte: Secom PB