
Encontro na Paraíba é chave para qualificação de gestores e eficiência da política de regionalização do turismo
Na cidade de Campina Grande, equipe do Ministério do Turismo promoveu atendimento técnico individualizado a representantes locais do setor. Objetivo foi apresentar mecanismos de apoio federal ao desenvolvimento do setor
15 de outubro de 2025
Em mais um dia do “PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você” na cidade de Campina Grande (PB), representantes do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba promoveram atendimento técnico a gestores locais do setor nessa terça-feira (14.10). O objetivo foi estimular municípios a conhecerem os vários mecanismos públicos disponíveis para fortalecer o modelo de regionalização do turismo.
No encontro, houve orientação sobre projetos passíveis de apoio do Governo do Brasil, além da correta inserção de dados e documentos no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA). O Mapa norteia o planejamento de ações do Ministério do Turismo em todo o país.
“O atendimento individualizado em SISMAPA e o apoio documental são a prova do nosso compromisso em desburocratizar e facilitar o acesso à Política Nacional de Turismo. É nesse momento que o gestor tira a sua dúvida específica e garante que o seu município esteja corretamente posicionado para receber investimentos e nortear seu planejamento”, explica a secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Cristiane Sampaio.
A interação com gestores locais e interlocutores regionais do turismo também proporcionou a abordagem de outros pontos importantes, como a nova Lei Geral do Turismo, o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, a captação de recursos por municípios e a criação de planos municipais de turismo.
A coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, ressaltou o impacto positivo do diálogo. “Cada gestor tem uma realidade e um desafio. O atendimento personalizado nos permite ir além da teoria, ajudando a solucionar gargalos concretos, seja no remapeamento ou na organização dos documentos”, comentou Ana Carla.
A agenda do PRT em Ação na Paraíba prossegue nesta quarta-feira (15.10) na capital do estado, João Pessoa. A programação inclui uma visita técnica ao Polo Turístico Cabo Branco, seguida de um diagnóstico estratégico da realidade local e da indicação de etapas necessárias ao alinhamento de políticas públicas federais com as potencialidades regionais.
MAPA DO TURISMO BRASILEIRO – Atualmente, o Mapa do Turismo Brasileiro possui 2.704 municípios cadastrados e 357 regiões turísticas reconhecidas oficialmente. A ferramenta, indispensável para o direcionamento de verbas federais, orienta políticas públicas a partir de um mapeamento territorial estratégico, construído em parceria com interlocutores estaduais, Instâncias de Governança Regionais, gestores municipais e conselhos municipais de Turismo.
O processo técnico e participativo permite identificar áreas prioritárias e projetos elegíveis ao suporte do Governo do Brasil, aproximando as iniciativas do Ministério do Turismo dos contextos locais.
Fonte: Mtur