logo paraiba total
logo paraiba total
agroindústria
Foto: Divulgação

Programa SIMples asSIM busca formalizar agroindústrias e ampliar acesso a mercados em todo o Brasil

Sebrae é parceiro do Ministério da Agricultura e Pecuária no estímulo à adesão desses estabelecimentos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)

14 de outubro de 2025

O produtor de queijo Tobias Monteiro, do município de Jaguaré (ES), quer vender mais, e para todo o país. Por isso, ele e outros representantes de agroindústrias de pequeno porte estão participando do projeto “SIMples asSIM! – Do pequeno para o Brasil”.

A iniciativa, levada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com apoio do Sebrae, visa acelerar a formalização desses estabelecimentos e fortalecer os Serviços de Inspeção Municipal (SIM). O programa quer ampliar a adesão do setor ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), garantindo mais competitividade e acesso a novos mercados.

Segundo Tobias, conquistar novos mercados também é uma forma de perpetuar a tradição do queijo produzido na região. “A gente começou bem pequeno, produção familiar mesmo, receita de avó. E depois disso a gente foi evoluindo para venda na nossa região. A gente deu o passo e está dando muito resultado, todo mundo aprovando muito o nosso queijo”, afirma.

Regularização com apoio

A regularização de agroindústrias é um instrumento essencial para promover a inclusão produtiva, a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico local. Mas a formalização desses estabelecimentos e a atuação dos SIM ainda enfrentam desafios estruturais, técnicos e educativos. É para superar esses desafios que o SIMples AsSIM foi desenvolvido.

“O SIMples AsSIM amplia a competitividade dos produtos e possibilita também a participação destes empreendedores rurais em outras políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através das compras públicas. Isso é mais renda para o negócio e mais qualidade de vida para as famílias”, aponta o analista técnico do Sebrae, Warley Henrique.

A iniciativa prevê três eixos de atuação, que incluem desde um diagnóstico dos estabelecimentos in loco e a construção de um plano de ação personalizado, até a capacitação das equipes dos SIM, além de apoio técnico aos empreendedores na adequação física e sanitária dos estabelecimentos.

Formalização simplificada

A regularização das agroindústrias de pequeno porte é vista pelo Sebrae como um instrumento estratégico para promover a inclusão produtiva, a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico local. Apesar dos avanços, a formalização desses empreendimentos e o fortalecimento dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) ainda enfrentam desafios.

“Nós estamos reconhecendo 33 consórcios, vinculados a 593 municípios. A gente viu que a caminhada para cada estabelecimento é mais lenta, porque são pequenos estabelecimentos e às vezes as adequações exigem investimento”, destaca Judy Nóbrega, diretora do departamento de Suporte e Normas do Mapa.

Atualmente, existem cerca de 4.073 estabelecimentos cadastrados no país, mas apenas 1.169 integrados ao SISBI-POA, além de 42.081 produtos cadastrados, dos quais apenas 16.346 estão integrados.

“Aí entra a expertise do Sebrae em poder orientar a estruturação do empreendedor, de como ele se organiza para produzir. O Mapa produz os materiais técnicos do que fazer, do ponto de vista sanitário, porque do ponto de vista empresarial, o Sebrae tem tudo isso pronto”, completa.

Fonte: ASN