
Sebrae orienta pequenos negócios com estratégias para impulsionar vendas no Dia das Crianças
A data representa uma oportunidade para inovar e se destacar trabalhando a inclusão
9 de outubro de 2025
Com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, muitos empreendedores buscam maneiras de aproveitar a data para impulsionar vendas. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o movimento econômico gerado pela data deve ultrapassar R$ 9 bilhões em todo o país este ano, crescimento estimado de 2,6% em relação ao ano anterior. O período é uma das principais oportunidades do calendário varejista, segundo o Sebrae/PB, abrindo espaço ainda para ações criativas e estratégicas que gerem movimentação positiva nos negócios como a inclusão.
Setores como alimentação, shoppings centers e turismo, fortalecem experiências que marcam a infância de forma positiva. De acordo com o técnico da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, Antônio Josivaldo, os pequenos negócios devem se preparar e os empreendedores precisam estar atentos ao potencial da data. “Seja na área central, nos bairros ou até em cidades circunvizinhas, espera-se que comerciantes invistam em criatividade para atrair esse público, que já é exigente e está sempre em busca de novidades”, destacou.
Empreendedores que vendem bem neste dia investem de tudo e um pouco mais para vivenciar uma boa experiência. O empreendedor Geraldo Marinho, mais conhecido por Tio Gera, parceiro do Sebrae/PB, explica que não é só o comercial que inspira a criatividade. “Eu tive uma ideia neste Dia das Crianças, que foi inspirada no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Eu vou fazer, dia 25 de outubro, o Pequenas Crianças & Grandes Negócios, baseado num plano global das Nações Unidas (ONU), seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de educação. Vamos ensinar as crianças a ideia de uma educação empreendedora”, definiu.
Tio Gera é famoso por essas iniciativas, como as inclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs). Ele explicou que está envolvendo parcerias para orientar as crianças a vender. “Nessa pequena imersão, a criança entenderá sobre custo de compra e venda, receita e resultado e o lucro de um pequeno negócio. Ao final dessa brincadeira instrutiva, ela doará uma parte do que lucrar para ajudar a Instituição de Freiras Dr. João Moura, que cuida de crianças carentes. O restante do apurado ficará como lucro ou resultado do negócio”, detalhou.
Para quem empreende, vale apostar em ações inovadoras como esta, segundo Antônio Josivaldo. Algo que chame a atenção das crianças e de suas famílias, sem necessariamente comprometer o orçamento, é outro ponto. “Estratégias bem pensadas podem ampliar o fluxo de clientes e contribuir para o aumento do faturamento durante a data comemorativa”, disse.
Os interessados em receber orientações sobre como preparar o comercial para o Dia das Crianças ou até mesmo inovar em outras questões do negócio, podem acessar o Sebrae pelo telefone 0800 570 0800, pelo portal Sebrae ou em uma das 11 agências distribuídas no litoral, agreste, cariri e sertão do estado.