
Dia das Crianças: Procon-JP apreende mais de 3,3 mil brinquedos irregulares
Fiscalização notificou duas lojas e encontrou produtos sem selo do Inmetro, data de validade e informações em português; ação continua até sexta-feira (10)
9 de outubro de 2025
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) notificou dois estabelecimentos durante a continuação da fiscalização às lojas que comercializam artigos de lazer infantil no comércio físico da Capital. Até a tarde desta quarta-feira (8), já foram apreendidos 3.369 produtos que estavam apresentando irregularidades desde que a inspeção começou, há três semanas.
Os artigos de lazer infantil foram confiscados devido a problemas, entre outros, da falta do selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Nesta quarta-feira, as notificações foram para adequações, a exemplo da colocação dos preços nos produtos que estavam expostos sem apresentar o valor. As lojas têm um prazo para que regularizem toda a situação”, explica Junior Pires, secretário do Procon-JP.
Mais de 3,3 mil – Na primeira semana da fiscalização, o Procon-JP apreendeu 3.166 produtos que, somados com os 203 itens confiscados na segunda semana, totaliza 3.369 artigos. Além da falta do selo do Inmetro, outras irregularidades que motivaram as apreensões foram a falta da data de validade e de fabricação nas embalagens, além das informações não estarem em língua portuguesa.
Público vulnerável – Junior Pires informa que a inspeção às lojas continua até a próxima sexta-feira (10), antevéspera do Dia das Crianças. “Estamos atentos para a comercialização desse tipo de produto já que se destina a um público vulnerável. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos aos detalhes explicativos nas embalagens”, alertou.
Pesquisa – Nesta quinta-feira (9), o Procon-JP divulga mais uma pesquisa de preços para brinquedos. “O consumidor que pretende comprar artigos de lazer infantil para o Dia das Crianças deve consultar a nossa pesquisa antes de adquirir os produtos para verificar onde encontrar os locais com os produtos mais baratos”, complementou o secretário.
Fonte: Secom JP