logo paraiba total
logo paraiba total
wanderlust
Foto: Arquivo Pessoal

Wanderlust Aí Vamos Nós e a diferença de visões sobre um destino

Vanessa de Melo reflete sobre conflitos entre turistas e moradores em cidades como Barcelona, Roma e João Pessoa, e o papel do jornalismo no turismo

8 de outubro de 2025

Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Por aqui sigo sonhando, mas e você?

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje traz uma reflexão sobre os diversos pontos de vista sobre um destino e suas implicações. Aqui não há certo ou errado, mas adequado e relevante para que saibamos mais sobre aquela cidade.

Não é de hoje que vemos turistas e moradores “brigando” sobre suas visões em relação às cidades. Um caso bem comum é o que acontece em Barcelona que os habitantes estão se manifestando contra os visitantes que deixam a cidade mais cheia, cara e problemática em alguns aspectos. Afinal, no verão europeu, a cidade recebe milhões de visitantes. No entanto, não é o único que tem esse desfecho, Roma é uma das que superlota na alta temporada, e vive cheia no resto do ano. É claro que para os moradores é complicado muitas vezes ter um dia “comum” sem estar esbarrando em milhares de turistas de todas as partes do mundo.

A reflexão que trago vai um pouco além de visitantes e moradores que na verdade só desejam desfrutar da vida e daquele lugar. Vi uma palestra que me fez pensar em como as visões de cada pessoa podem retratar um destino. Nós jornalistas não podemos ser rasos quando escrevemos ou fazemos um vídeo sobre um lugar. Precisamos aprofundar com informações relevantes, que tragam valor para você Viajante. É claro que podemos dizer que um lugar é lindo e a comida é maravilhosa, mas é preciso mais! Um influencer pode fazer só isso e está tudo bem, a função dele pode ser mostrar uma bela foto ou o lado negativo de um destino, mas se somos nós jornalistas, precisamos dizer o motivo, trazer um contexto, a história de porque aquilo é assim e não de outra maneira.

A visão de uma manifestação de moradores contra turistas não pode ser apenas porque não querem mais pessoas naquele lugar, mas trazer os motivos de porque turistas não serem bem vindos. Lembro que em janeiro, na cidade de João Pessoa, vi muitos comentários na internet de pessoas reclamando do aumento do turismo na cidade. E trouxe aqui para você Viajante o motivo: problemas de infraestrutura como o aumento do trânsito, elevação de preços de produtos e serviços devido a alta procura e os pontos turísticos cheios de pessoas, o que tirava um pouco do senso de exclusividade que nós que moramos temos. Algo que sempre acontece no verão, mas que depois vai se acalmando. É uma lógica antiga, mas que devido ao alcance das redes sociais tomam proporções cada vez maiores.

Ao visitar um destino gosto de fazer essa análise mais profunda sobre aquilo que vejo e descrevo. É preciso ter empatia, simpatia e respeito. Valorizar até o que não foi bom porque traz uma lição e usar as palavras e imagens não apenas como ilustração, mas registro de algo verdadeiro, mesmo que seja apenas a minha visão.

Cada pessoa retrata algo de acordo com seu repertório e intenção, por isso sempre devemos buscar mais de uma opinião sobre tudo e depois tirarmos nossas conclusões sem julgamentos e preconceitos. As visões e versões sobre as coisas só colaboram com nossa pesquisa e futura experiência. Por isso vamos valorizar e retirar de tudo o melhor! E boa viagem e criação da sua visão sobre aquele destino!

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui, semana que vem tem mais com mais visões e reflexões sobre destinos e experiências! Até lá!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.

Fonte: Vanessa de Melo