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educação financeira
Foto: Divulgação

Colégio promove projeto de educação financeira para crianças da Educação Infantil

Projeto "Quanto Custa?" ensina noções de consumo consciente e empreendedorismo de forma lúdica para alunos da primeira infância

8 de outubro de 2025

A educação financeira é um tema essencial na formação dos estudantes de todas as idades. Pensando nisso, o ISO Colégio e Cursos desenvolveu o projeto “Quanto Custa?…”, iniciativa voltada para a Educação Infantil que busca despertar, de forma lúdica, noções essenciais de educação financeira e empreendedorismo nas crianças.

O projeto é vivenciado por todas as turmas da Educação Infantil, com atividades adaptadas a cada faixa etária. Durante um bimestre, as crianças são convidadas a refletir sobre conceitos como preço e valor, entendendo que existem coisas que o dinheiro compra, como roupas, brinquedos e alimentos, e outras ainda mais importantes que não têm preço, como amor, amizade e carinho.

“Nosso objetivo é fazer com que as crianças, desde cedo, tenham contato com noções básicas sobre dinheiro, consumo consciente, escolhas e compartilhamento. Tudo acontece por meio de histórias, músicas, brincadeiras e vivências que tornam o aprendizado leve e significativo”, explica Mariana Chaves, professora do Infantil do ISO Colégio e Cursos.

Aprendizado na prática

As aulas seguem uma abordagem prática, instigando a curiosidade das crianças com perguntas provocativas como: “De onde vem a roupa que você usa?” ou “Será que tudo que é importante custa dinheiro?”. A partir disso, surgem atividades como a criação de mercadinhos, oficinas de sucata, plantio de hortas, jogos de memória com marcas e até a confecção de dinheirinhos de papel.

Pais empreendedores também participam do projeto, apresentando suas marcas e experiências às turmas, o que aproxima os alunos da realidade do dia a dia e estimula o espírito criativo e empreendedor.

“As crianças não apenas escutam falar de finanças e empreendedorismo. Elas brincam, criam e vivenciam esses conceitos na prática, tornando o aprendizado cheio de sentido”, destaca Mariana.
A iniciativa está alinhada com a INNOPEDA estratégia de ensino finlandesa da Turku adotada pelo ISO. A abordagem que valoriza o uso de metodologias ativas de aprendizagem, que estimulam a autonomia e o pensamento crítico dos alunos.

Quando falar de finanças com crianças

Segundo a educadora, não existe uma idade exata para começar a falar de finanças, mas quanto antes o assunto for tratado de forma leve, melhor.

“Na primeira infância, as crianças já são capazes de compreender conceitos básicos, como diferenciar o que é essencial do que é desejo, ou perceber a importância de compartilhar. Esses aprendizados são sementes que florescerão no futuro”, finaliza Mariana.

Fonte: Assessoria