
3ª edição do Desafio Liga Jovem bate recorde e mobiliza mais de 62 mil estudantes em todo o país
Competição de empreendedorismo cresce 15% e tem mais de 5 mil projetos de inovação social; vencedores concorrem a viagem internacional para o México
7 de outubro de 2025
A educação empreendedora no Brasil acaba de alcançar um novo patamar. Em 2025, a 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ), maior competição nacional estudantil de empreendedorismo de impacto promovida pelo Sebrae, registrou 62.276 estudantes inscritos, superando as 54.016 inscrições de 2024, crescimento de 15%. Voltado a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a Educação Superior, o programa desafia os participantes a desenvolverem soluções criativas e de impacto social para problemas da escola ou da comunidade, tendo a tecnologia como aliada (analógica ou digital).
O salto também aparece no número de projetos entregues: foram mais de 5 mil projetos de inovação social submetidos nesta edição, contra mais de 3 mil em 2024, um crescimento de 55%. Além dos números, a diversidade geográfica ganhou destaque. O Piauí avançou de 117 para 412 projetos (+252%), enquanto a Bahia mais que dobrou as propostas, passando de 206 para 461 (+124%). No Sul e Sudeste, os resultados também chamam atenção: Paraná cresceu 54% e São Paulo, 47%.
As propostas vão desde aplicativos, jogos e plataformas digitais até produtos físicos inovadores e metodologias sustentáveis. Os vencedores concorrem a uma viagem internacional para o México, de 10 dias, e a mais de R$ 600 mil em prêmios, entre vales-compra, notebooks, celulares e a viagem nacional para a grande final, que será em Belém (PA), logo após a realização da COP 30.
Etapa Estadual em andamento
De 23 de setembro a 31 de outubro, 486 projetos aprovados, de 2 mil alunos, estão sendo avaliados na Etapa Estadual, por meio de 81 bancas, que envolve mais de 300 jurados. Cada banca reúne até seis equipes, que apresentam suas ideias ao vivo via Google Meet, com 5 minutos de exposição e mais 5 minutos de perguntas da comissão de especialistas.
Próximas etapas
Etapa Estadual (outubro) – apresentação online para uma banca de jurados. Veja o cronograma das bancas também na planilha, onde é possível visualizar ou imprimir.
Etapa Nacional (novembro e dezembro) – apresentação presencial em uma viagem nacional.
Missão Internacional (2026) – viagem de dez dias, com tudo pago, a centros tecnológicos localizados no México.
Premiação
• Etapas estaduais: as equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de 500 reais por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.
• Etapa Nacional Presencial: os três representantes de cada estado irão participar de uma imersão em uma capital de inovação, com tudo pago.
Vencedores da grande final
1º lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem para o México, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
2º lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.
3º lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.
Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.