logo paraiba total
logo paraiba total
adoção
Foto: Secom PB

Paraíba realiza evento de Educação, Cuidados e Adoção Animal, neste sábado (4), na Praça da Paz

Ação no Dia Mundial dos Animais oferece testes de leishmaniose, vacina antirrábica e cadastro para castração gratuita em João Pessoa

3 de outubro de 2025

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Gerência da Causa Animal, promove, neste sábado (4), o evento Educação, Cuidados e Adoção Animal, em alusão ao Dia Mundial dos Animais, comemorado neste 4 de outubro. A iniciativa acontece na Praça da Paz, em João Pessoa, das 14h às 17h, com serviços de cuidado e prevenção voltados aos animais.

Durante a ação, serão disponibilizados testes rápidos de leishmaniose, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos. De acordo com a gerente de Políticas Públicas da Causa Animal da SES, Fabíola Rezende, o evento tem como objetivo sensibilizar e educar a população sobre a importância da adoção responsável.

“Será um momento de orientação, de oferta de serviços necessários para aqueles que cuidam de animais e também para reforçarmos o incentivo à adoção responsável, possibilitando que cães e gatos encontrem tutores comprometidos com o bem-estar deles”, afirmou.

Na ocasião, também será feito o cadastro no sistema Reg Pet para castração gratuita dos animais, que será realizada por meio do Castramóvel, outra ação vinculada ao programa Paraíba Pet.

Além dessas ações de incentivo à adoção e castração animal, a SES está credenciando pessoas jurídicas para implantação e operacionalização de quatro Unidades Móveis de Castrações. Para aderir ao edital, a empresa interessada deve entregar o envelope de proposta e documentos de habilitação na Gerência de Insumos, Bens e Serviços para a Saúde (GIBSS SES-PB), localizada no endereço Avenida Dom Pedro II, nº 1826, bairro Torre, João Pessoa/PB, CEP 58.040-440, ou por meio eletrônico, por meio do e-mail comissao.contratacao@ses.pb.gov.br.

O Paraíba Pet é uma política estadual que visa promover os direitos, o bem-estar e a qualidade de vida dos animais, formar uma sociedade mais consciente e responsável, além de ampliar o acesso a serviços veterinários essenciais, com foco na castração, vacinação, tratamento de doenças e ações de educação em saúde.

Fonte: Secom PB