
Feirinhas, festivais gastronômicos e food halls lideram preferência no consumo fora de casa
Estudo com 1.046 pessoas mostra que 52% dos consumidores pretendem frequentar feirinhas e festivais gastronômicos nos próximos seis meses
3 de outubro de 2025
O consumidor brasileiro está redesenhando os hábitos de alimentação fora de casa, e o setor de foodservice precisa se adaptar rapidamente para manter relevância. Dados inéditos da pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, realizada pela GALUNION, empresa especializada no setor em questão, mostram quais os principais destinos buscados por este público.
O levantamento foi feito entre 14 e 22 de agosto de 2025 com 1.046 pessoas das classes A, B e C em todo o país, e revela locais de consumo fora do lar que vão além do convencional: 52% pretendem consumir refeições, alimentos ou bebidas em feirinhas e festivais gastronômicos nos próximos seis meses. Na sequência, aparecem locais como os Food Halls com 46%, seguidos por supermercados, empórios e mercados com 39%, lojas de conveniência com 29% e espaços culturais com 25%.
Segundo a fundadora e CEO da GALUNION, Simone Galante, as mudanças de comportamento refletem uma combinação de fatores que vêm moldando o mercado nos últimos anos. “Além do impacto da pandemia, que consolidou a marmita como hábito poderoso, surgem novos desafios como o efeito dos medicamentos para emagrecimento, a popularização das apostas online que drenam parte da renda disponível e a pressão sobre a massa salarial. O desafio de crescer ficou enorme e, por isso, hoje existe uma necessidade cada vez maior de gerar ainda mais experiência e conexão das marcas com os consumidores”, afirma.
Esse cenário, além de outros dados da pesquisa, está sendo debatido durante a programação do Galunion Insights 2025, realizado nos dias 02 e 03 de outubro, no Senac Santo Amaro, em São Paulo capital. Após reunir mais de 500 participantes por dia em 2024, o evento retorna com a missão de aprofundar o entendimento sobre o consumidor e inspirar estratégias para a evolução do setor.
A programação inclui a atualização da Mandala de Tendências GALUNION, ferramenta que traduz movimentos culturais, sociais, tecnológicos e de consumo com impacto direto no foodservice, além da divulgação de novas pesquisas e dados inéditos. O encontro reunirá líderes, executivos, empreendedores e especialistas, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro do segmento no Brasil.
Fonte: Assessoria