
Cidades do cariri apostam na sinalização turística para aumentar visitação
Boa Vista e Caturité são as que estão desenvolvendo o trabalho atualmente
2 de outubro de 2025
O desenvolvimento territorial por meio de ações do Pacto Novo Cariri continua, principalmente no turismo. Desde o início deste ano, novas sinalizações dos roteiros de algumas cidades estão sendo implantadas pela agenda deste programa do Sebrae/PB. As cidades de Boa Vista e Caturité são as que estão desenvolvendo o trabalho atualmente, indicando os caminhos dos pontos de visitação.
O trabalho já foi iniciado em Cabaceiras e Monteiro, que vai complementar a sinalização em outra parte, e Prata. A gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, disse que todo o esforço para estruturar melhor os municípios está sendo realizado com a gestão pública.
“Estamos desenvolvendo todo o território, dando prioridade aos municípios que nos procuram para este trabalho, que não é só estrutural, mas também pessoal. Nossa ação de desenvolvimento do turismo conta com consultores e empreendedores locais para consolidar cada vez mais cada roteiro. Algumas dessas cidades fazem parte da Rota Cariri Cultural, outras estão integradas pelo Pacto ou pelo Fórum de Turismo do Cariri”, esclareceu Madalena.
A análise dos dados do inventário de turismo e economia criativa do cariri é outra ação que se integra ao trabalho e está sendo finalizada pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Monteiro e será entregue ate este mês de outubro.
“Nós começamos o programa de capacitação pela gastronomia, escolhida como prioridade. Agora, estamos lincando os eventos com a capacitação, estratégia que vem dando certo, tivemos na 11ª Expoprata em agosto, e encerramos semana passada na Expo Monteiro. As sinalizações já foram entregues também nos municípios de Cabaceiras e São João do Cariri. Já iniciamos Boa Vista e Caturité desde setembro”, comentou Madalena.
Os planejamentos de turismo, que são maiores e vão além de sinalização, foram feitos este ano em São Domingos do Cariri, Caturité, São João do Cariri e Barra de São Miguel. O mesmo trabalho foi realizado em Boa Vista e as atualizações de Sumé, Cabaceiras, Boqueirão e Riacho de Santo Antônio estão em execução.
Ações integradas
Com essas duas edições do Festival Gastronômico de Caprinos e Ovinos do Cariri: Sabores e Poesia em Prata e Monteiro, o território todo está procurando uma forma de participar das aulas de gastronomia caprina com o chef Josimar Aurélio. “Esse Festival foi uma ideia que surgiu nas reuniões com o trade de algumas cidades e resolvemos pôr em prática este ano. Tanto em Prata quanto em Monteiro, foi um sucesso de público e de resultados e já estamos articulando o próximo”, afirmou Madalena Arruda.
O trabalho de desenvolvimento territorial realizado pelo Sebrae/PB e parceiros desperta uma governança que foi criada a partir do Pacto Novo Cariri, que criou o Fórum de Turismo do Cariri, contínuo no trabalho de visita aos municípios. “A luta agora é uma união de esforços para a inclusão de todos os municípios no Mapa Nacional do Turismo, segundo o presidente do Fórum, Eduardo Belo.
A roteirização dessas cidades do cariri estão por conta dos consultores Josenice Silva, Thamara Bastos e o ex-prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, todos do projeto Agentes de Roteiros Turísticos (ARTs) do Sebrae, que dão apoio à governança.
Fonte: Sebrae-PB