
Dia do Idoso reforça importância do turismo inclusivo para público 60+ no Brasil
Com a população idosa representando 14,7% dos brasileiros, data reforça importância da adaptação de destinos e empreendimentos. Cartilha do Ministério do Turismo orienta quanto o adequado atendimento a este público
1 de outubro de 2025
Nesta quarta-feira (1º de outubro), o Brasil e o mundo celebram o Dia Nacional e Internacional do Idoso, data que reconhece a importância e valoriza a contribuição das pessoas com mais de 60 anos. Longe da imagem de que a idade é um impeditivo, o envelhecimento ativo tem se tornado uma realidade para milhões de brasileiros que buscam autonomia, independência e novas experiências, incluindo viajar.
Trata-se de um público estratégico e em plena expansão no turismo nacional. Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, a população idosa no Brasil cresceu mais de 30% entre 2012 e 2021, representando atualmente 14,7% de todos os brasileiros. Com a expectativa de vida cada vez mais elevada, a tendência é que este número continue a crescer, abrindo um leque de oportunidades no setor de viagens.
O turista com mais de 60 anos possui características que o tornam um importante cliente para o ramo. Geralmente, ele possui maior flexibilidade de tempo, o que lhe permite viajar em períodos de baixa temporada, ajudando a reduzir os efeitos da sazonalidade nos destinos. Além disso, é um público cada vez mais conectado à internet, que pesquisa, planeja e compra suas viagens online.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca esforços pelo adequado atendimento a este público no setor. “O turismo na terceira idade é um dos segmentos que mais cresce, e nossos idosos têm o direito de viajar com conforto, segurança e dignidade, descobrindo as belezas do Brasil. O Ministério do Turismo trabalha para que toda a cadeia do setor esteja preparada para acolher este público, que, além de ter grande potencial para movimentar a economia, nos enriquece com suas histórias”, ressalta Sabino.
ORIENTAÇÃO – Alinhado ao objetivo da nova Lei Geral do Turismo de democratizar o acesso às viagens no país, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, desenvolveu a cartilha “Atender Bem Turistas Idosos”.
A publicação auxilia empreendimentos e destinos com informações sobre as particularidades do público 60+ e dicas práticas de como oferecer uma recepção de qualidade, garantindo que a experiência de viajar pelo Brasil seja acolhedora e memorável para todos.
Para acessar a cartilha, clique AQUI.
Fonte: Assessoria