logo paraiba total
logo paraiba total
vacinação
Foto: Secom JP

Prefeitura de João Pessoa irá oferecer quase 140 postos de vacinação antirrábica no ‘Dia D’

Campanha gratuita acontece em diversos pontos da cidade a partir das 8h; vacina protege animais contra raiva, doença fatal

26 de setembro de 2025

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) divulgou os locais de vacinação antirrábica que estarão disponíveis neste sábado (27), ‘Dia D’ de mobilização. De acordo com o planejamento do Centro de Controle de Zoonoses, serão quase 140 postos espalhados por toda a cidade, com as equipes começando a vacinação a partir das 8h. Para conferir quais os locais, basta clicar no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/POSTOS-2025-COMUNICACAO-1.pdf

A vacinação antirrábica tem como objetivo proteger cães e gatos contra a raiva, uma doença grave que pode ser transmitida aos seres humanos. A vacinação é gratuita e destinada a animais a partir de três meses de idade. O Centro de Controle de Zoonoses reforça que a imunização é a principal forma de prevenção contra a raiva, doença que não tem cura e que pode levar à morte.

“Além de proteger os animais, a vacinação contribui diretamente para a saúde pública, evitando riscos de transmissão à população. Portanto, a gestão municipal convida todos os tutores de cães e gatos para participarem, neste sábado, de mais uma mobilização em defesa da vida e do bem-estar animal”, enfatizou Pollyana Dantas, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa.

Quem não puder vacinar seu cão ou gato neste ‘Dia D’, deve ir até o Centro de Zoonoses e imunizar seu pet. A vacina é ofertada durante o ano todo. O Centro está localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários, com atendimento nos dias úteis de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone de contato é (83) 3214-0357.

Doença – A raiva animal é uma doença viral contagiosa, quase sempre fatal, que afeta mamíferos, incluindo humanos, e é transmitida pela saliva de um animal infectado, através de mordidas, arranhões ou lambidas. Os animais infectados podem apresentar mudanças de comportamento, agressividade, salivação excessiva e paralisia, levando à morte.

A prevenção da raiva animal baseia-se na vacinação anual de cães e gatos e na busca por atendimento médico imediato após qualquer contato com animal suspeito, lavando a ferida com água e sabão e procurando imediatamente um serviço de saúde.

Fonte: Secom JP