logo paraiba total
logo paraiba total
pisada do sertão
Foto: Divulgação

Pisada do Sertão combate adultização e resgata a infância no coração do Sertão da PB

ONG promove cultura, educação e valores para crianças e adolescentes, formando gerações mais conscientes no sertão paraibano

23 de setembro de 2025

Na era da adultização, em que crianças e adolescentes são cada vez mais expostos a responsabilidades e comportamentos que não correspondem à sua idade, a Pisada do Sertão se firma como um espaço de resistência e transformação. Há 20 anos, a ONG atua no Alto Sertão da Paraíba promovendo cultura, educação e valores que resgatam a infância como direito fundamental, ajudando a formar gerações mais conscientes e preparadas para o futuro.

Para Rafaella Lopes, cofundadora e hoje diretora da Pisada, a adultização é um fenômeno preocupante que compromete o desenvolvimento integral. “Quando a criança é exposta a conteúdos e responsabilidades que não correspondem à sua fase, ela pode carregar na vida adulta crises de identidade e lacunas emocionais. Nosso dever, como adultos e educadores, é zelar por esse tempo único de descobertas e crescimento”, destacou Rafaella.

A trajetória de Rafaella é também um reflexo da transformação que a Pisada promove. Atendida pela ONG ainda na infância, encontrou na arte e na cultura caminhos para desenvolver sua identidade e perceber o valor de seu território. Uma experiência marcante, lembra ela, foi quando ainda adolescente subiu ao palco de uma banda de forró em uma competição de dança. “Naquele momento percebi que aquele não era o palco que eu queria. A Pisada me mostrou que eu poderia dançar, mas de uma forma que tivesse sentido, identidade e orgulho. Esse discernimento mudou meu olhar e definiu meu caminho”, contou Rafaella Lopes.

Hoje, Rafaella é pedagoga, diretora da organização e mãe. Sua filha de seis anos também participa das atividades da Pisada, vivenciando a continuidade de um legado que atravessa gerações. “O maior orgulho é ver minha filha experimentando desde cedo as oportunidades que eu tive. Ela é criativa, participativa e já demonstra liderança. Isso mostra que o trabalho que iniciamos há 20 anos continua dando frutos e se fortalecendo a cada geração”, ressaltou Rafaella.

Ao longo de duas décadas, a Pisada do Sertão ajudou a transformar o olhar da comunidade sobre o valor da infância e da juventude, criando espaços que complementam a escola e estimulam o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional. Mais do que ensinar dança, música, teatro ou esportes, a instituição oferece oportunidades para que crianças e jovens compreendam que podem sonhar e realizar, mesmo em contextos de vulnerabilidade.

“O apoio à Pisada do Sertão é, antes de tudo, um compromisso com a infância e com o direito de sonhar. Quando famílias, empresas e sociedade se unem em torno desse propósito, não estão apenas apoiando um projeto: estão investindo em uma geração mais consciente, criativa e capaz de transformar realidades”, reforçou Rafaella Lopes.

Fonte: Assessoria