
Primavera traz aumento gradual das temperaturas, a partir desta segunda-feira
Estação das flores inicia nesta segunda (22) às 15h19 sem influência de El Niño ou La Niña; Aesa prevê estiagem típica do período
19 de setembro de 2025
O aumento gradual das temperaturas e a baixa incidência de chuvas marcam a chegada da primavera à Paraíba, a partir desta segunda-feira (22), às 15h19. Durante a estação, os termômetros devem variar entre 20°C e 37°C, caracterizando o período de transição até o verão.
A primavera no estado é tradicionalmente marcada pela estiagem. No Litoral, as chuvas mais expressivas ocorrem entre o outono e o inverno, enquanto no Sertão e no Cariri/Curimataú, o maior volume de precipitação acontece a partir do início do outono. Essa estação também é conhecida como a estação das flores, com o florescimento de espécies típicas e traz dias mais longos, com maior incidência de luz solar.
Neste ano, não haverá influência direta de fenômenos climáticos globais como El Niño ou La Niña, já que o padrão espacial de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indica uma situação de neutralidade nas condições de aquecimento das águas do oceano Pacífico equatorial.
Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Carmem Becker, esse cenário reforça o caráter típico da primavera na Paraíba. “Estamos diante de um período caracterizado pela redução normal das chuvas no estado e pelas temperaturas elevadas, que tendem a aumentar até a chegada do verão”.
Durante a estação, as temperaturas devem oscilar entre 20°C e 27°C no Brejo; 20°C a 29°C no Agreste; 21°C a 32°C no Cariri e Curimataú; 24°C a 37°C no Sertão e Alto Sertão; e 24°C a 30°C no Litoral.
Fonte: Secom PB