
Setembro Amarelo: Afya Paraíba apoia campanha e destaca importância da saúde mental e valorização da vida
Programação do Núcleo de Experiência Discente oferece apoio psicológico e atividades que promovem o bem-estar, fortalece vínculos e cria espaços seguros de cuidado
18 de setembro de 2025
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio no Brasil. Na Paraíba, a Afya, referência em educação médica, abraça a causa e reforça a importância da informação, da prevenção e do cuidado com a saúde.
Neste mês, o tema ganha destaque na programação promovida pelo Núcleo de Experiência Discente (NED) – espaço de atendimento às necessidades cotidianas dos alunos – que inclui práticas integrativas, atividades culturais, ações esportivas e de integração, como aulas de zumba, vôlei e beach tennis, karaokê, aromaterapia, reflexologia e auriculoterapia.
Para Aline Machado, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Experiência Discente da Afya Paraíba, o cuidado com a saúde mental é fundamental na jornada acadêmica. “Sabemos que a vida universitária traz muitos desafios e que alguns alunos podem passar por momentos de vulnerabilidade. O NED existe para acolher essas demandas, seja em atendimentos individuais ou em ações coletivas, para garantir que nossos estudantes saibam que não estão sozinhos”, afirma a psicóloga.
Neste contexto, o NED atua como um espaço de escuta e apoio emocional permanente, onde os estudantes encontram atendimento psicológico, orientações e rodas de conversa. “Mais do que evitar situações de crise, queremos incentivar atitudes de cuidado cotidiano e valorização da vida. Pedir ajuda é um ato de coragem, e aqui na Afya Paraíba os estudantes encontram um espaço de acolhimento, onde podem ser ouvidos e apoiados”, reforça Aline.
Setembro Amarelo na Afya
A campanha “Bora se Cuidar” busca dar visibilidade à importância da saúde mental e ser um porto seguro para médicos e estudantes de Medicina. Com uma abordagem leve e acessível, a iniciativa utiliza influenciadores para amplificar o tema e apoia o público por meio de diferentes formatos e canais: conteúdos em vídeo, podcasts especiais e uma landing page exclusiva que reúne chat de ajuda, cartilha de autocuidado e calendário de eventos, permitindo que cada pessoa escolha o formato que melhor se encaixa em seu momento.