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Foto: Divulgação

Franquias de Food Service crescem 13,9% no 1º semestre e impulsionam expansão no Brasil

Dados foram divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising)

17 de setembro de 2025

De acordo com a pesquisa de desempenho trimestral da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de franquias de Food Service cresceu 13,9% de janeiro a junho deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. O bom desempenho também foi sentido nas redes de franquias que atuam com alimentação fora do lar. É o caso do Divino Fogão e Água Doce Sabores do Brasil, marcas com mais de 35 anos de atuação no mercado em questão.

 

O Divino Fogão, referência em culinária da fazenda e com mais de 220 pontos de venda em todo o Brasil, registrou um aumento de 17% no faturamento no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, a marca também avançou 4% em número de unidades, com a inauguração de oito restaurantes no período. Para manter o negócio atualizado, a franquia realizou a renovação de 19 operações com o objetivo trazer um espaço moderno e aconchegante aos consumidores entre janeiro e junho de 2025. A aposta na modernização de espaços e na expansão da presença física mostra a solidez da marca no mercado e a constante busca por oferecer a melhor experiência ao cliente. Até o fim de 2025, a expectativa da rede é implantar, ao menos, 15 unidades em diferentes regiões do País, como a entrada do Divino Fogão em rodovias, ampliando a atuação da marca para além das praças de alimentação dos shopping centers.

 

“Os resultados do semestre mostram que seguimos na direção certa. A entrada em restaurantes de rodovia é uma evolução estratégica que complementa nossa presença nas praças de alimentação e no delivery. Estamos atentos às oportunidades e às necessidades do mercado, sempre valorizando o sabor da comida brasileira e o atendimento acolhedor, marcas registradas do Divino Fogão”, afirma Reinaldo Varela, fundador e presidente da rede.

Com 35 anos de atuação no Food Service e 80 operações, a Água Doce Sabores do Brasil é reconhecida pelo serviço de casual dinner e pelo cardápio que evidencia a gastronomia brasileira. No primeiro semestre de 2025, mesmo diante de um cenário econômico desafiador e de mudanças nos hábitos de consumo, a rede registrou crescimento de 10% nas vendas de pratos que exaltam os sabores nacionais em comparação ao mesmo período do ano anterior. A marca também vem diversificando sua atuação no franchising por meio de três modelos de negócio. Dessa forma, o plano de expansão para o segundo semestre do ano prevê mais cinco inaugurações até dezembro de 2025, mantendo o foco em regiões com mais de 100 mil habitantes, perfil de consumo aderente aos modelos de negócio da rede e economia ativa.

 

“Estamos atentos às transformações do setor de food service e preparados para os desafios estruturais do Brasil, como a qualificação de mão de obra e os custos operacionais. Investimos de forma contínua na formação dos nossos times, em modernização de processos e no relacionamento com os franqueados. Tudo isso para garantir excelência em cada operação e fortalecer ainda mais a presença da Água Doce no cotidiano das famílias brasileiras, seja via delivery, por meio dos produtos de marca própria ou na celebração de uma ocasião especial em um de nossos restaurantes”, conclui Julio Bertolucci.

 

Outra vertente do food service que está em ascensão são as cafeterias, sobretudo aquelas cujo foco são os cafés especiais. Segundo a Brainy Insights, o setor global de cafés especiais deve chegar a US$ 152,69 bilhões até 2030, com crescimento de 12,32% ao ano. Além disso, estima-se que cerca de 5% a 10% do consumo brasileiro de cafés já seja de grãos especiais.

 

Nesta esteira, o Café Cultura, rede de cafeterias catarinense especializada em cafés especiais, faturou R$ 80 milhões em 2024 e as projeções são de chegar a R$ 100 milhões neste ano. Com mais de 50 operações, que comercializam mais de 5 milhões de xícaras de café ao ano e presença consolidada no Sul do Brasil, além do Rio de Janeiro e São Paulo (Campinas, Piracicaba, além da flagship em Moema, a loja própria do bairro de Vila Nova Conceição e a recém-inaugurada da Avenida Paulista), a rede está com planos de expansão para outras localidades, usando o estado como um hub.

 

A partir do início de novembro, a marca passará a contar com uma operação na capital capixaba. “Como um grande polo produtor, o Espírito Santo também é forte na cultura do café. Esperamos trazer uma nova opção para os amantes da bebida. Vitória será nossa estreia, mas queremos chegar a outras cidades do estado”, afirma Luciana Melo, CEO e fundadora da Café Cultura.

 

Corroborando o bom cenário do mercado de Food Service, dados da 14ª Pesquisa Anual Setorial de Foodservice 2024/2025 da ABF, conduzida pela GALUNION – empresa especializada no mercado de alimentação, mostra que entre os respondentes, 84% relataram aumento de faturamento no último ano e que 41% das redes obtiveram um incremento de mais de 10% no último ano. O levantamento ainda aponta que 91% tiveram lucro, sendo que 66% registraram lucro maior que 10% e 28% lucro maior que 15%.

Fonte: Assessoria