logo paraiba total
logo paraiba total
trato
Foto: Divulgação

De aluna a produtora: Lab Trato abre nova turma e impulsiona mulheres no mercado cultural de João Pessoa

Projeto da Trato Produção, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura, já formou jovens que hoje atuam em eventos, festivais e projetos culturais na Paraíba

17 de setembro de 2025

rodução abre inscrições para a segunda turma de 2025 da Lab Trato – Laboratório de Produção Cultural, projeto que chega ao seu terceiro ano e é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa.

Voltado prioritariamente para mulheres interessadas em atuar na produção cultural paraibana, o laboratório acontece de outubro a dezembro, em três meses de formação intensa, com aulas teóricas e práticas em formato híbrido. As alunas selecionadas recebem ajuda de custo para deslocamento e têm a oportunidade de desenvolver competências essenciais para atuar de forma profissional, responsável e criativa no setor cultural. O curso é gratuito.

O projeto também atende artistas, grupos e projetos locais, que recebem serviços de produção sem custos, fortalecendo a cena artística da cidade e promovendo um aprendizado aplicado para as alunas. Esses também serão selecionados através das inscrições.

A importância da profissionalização

O laboratório de produção cultural é uma ferramenta estratégica para capacitar profissionais alinhados ao mercado. A profissionalização no setor traz credibilidade à classe, empodera os profissionais e abre oportunidades em um mercado cultural crescente. A classe artística acompanha esse movimento, buscando cada vez mais serviços realizados de forma responsável e profissional, capazes de atender eventos, festivais e projetos com organização, competência e excelência.

Histórico da Lab Trato

A Lab Trato teve início espontâneo em 2023, quando Renata Mora e Jaqueline Lima orientaram jovens durante a execução de um festival em João Pessoa. Em 2024, o projeto foi formalizado, e diversos jovens já passaram pelo treinamento.

“O bacana é ver o que o laboratório realmente faz a diferença. Já estamos vendo jovens atuando na produção e elaboração de projetos em João Pessoa, atendendo artistas paraibanos, e outras continuam conosco na equipe da Trato”, conta Renata Mora, idealizadora do laboratório.

“As redes sociais são hoje parte fundamental da produção cultural. É preciso alinhar estratégia, comunicação e conteúdo para que projetos e eventos tenham alcance, engajamento e relevância. No Lab Trato, trabalhamos isso de forma prática, conectando teoria e experiência real de mercado”, afirma Jaqueline Lima, co-idealizadora do laboratório.

Quem faz a Lab Trato

  • Renata Mora: produtora cultural paulista radicada na Paraíba há 20 anos. Especialista em elaboração de projetos e produção executiva, construiu uma trajetória sólida atuando em diversos festivais de música na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Reconhecida por suas habilidades em gestão cultural e produção, já colaborou com diversos artistas paraibanos e atua como parecerista e avaliadora de projetos culturais em todo o território brasileiro, incluindo como parecerista da Lei Rouanet.
  • Jaqueline Lima: jornalista, artista e social mídia, com mais de 10 anos de atuação no campo da comunicação cultural. Trabalhou no Fest Aruanda, Festival Lumiar, SG Jazz Festival e integra a equipe da Trato Produção. Atualmente, é a social mídia responsável pelas redes da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), aliando sua experiência em comunicação à produção cultural.

Com suas trajetórias complementares, Renata e Jaqueline consolidam a Lab Trato como um espaço de formação e prática inovadora, conectando mulheres e fortalecendo a cadeia produtiva cultural da Paraíba.

 Serviço

  • Inscrições: 16 a 21 de setembro
  • Período do curso: outubro a dezembro (três meses de aulas teóricas e práticas híbrido)
  • Curso: gratuito
  • Onde se inscrever: Link no Instagram @tratoproducao
  • Quem pode participar: Mulheres interessadas em produção cultural
  • Contato: WhatsApp 83 9 9833-4064 | e-mail labtrato@gmail.com
  • Patrocínio: Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa
Fonte: Assessoria