logo paraiba total
logo paraiba total
seca
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Paraíba inicia atualização do plano estadual de combate à desertificação com apoio da Sudene

Encontros mobilizaram especialistas, gestores públicos e sociedade civil para definir medidas de curto, médio e longo prazo relacionadas ao tema

11 de setembro de 2025

 

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizou uma série de seminários na Paraíba para para viabilizar a atualização do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-PB). Os encontros ocorreram em quatro municípios: Cuité (01/09), Patos (03/09), Monteiro (05/09) e Campina Grande (08/09).

Os eventos contaram com a participação de representantes da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (SEMAS-PB), agricultores, pesquisadores, povos de comunidades tradicionais, quilombolas, e sociedade civil para debater alternativas e prioridades na revisão do PAE-PB.

De acordo com o relatório produzido por pesquisadores da Univasf, a desertificação segue sendo uma ameaça concreta no estado, especialmente em núcleos críticos localizados em Juazeirinho, São João do Cariri, Serra Branca, Cabaceiras, Camalaú, Piauí e municípios vizinhos, todos classificados como áreas de situação “muito grave”. As discussões também pontuaram o avanço das usinas de energias renováveis e seus impactos no ambiente e nas comunidades que vivem no entorno das instalações. Além disso, verificou-se a necessidade de estruturação de um modelo de governança estadual voltada para o combate à desertificação.

A última edição do PAE-PB foi elaborada em 2011, com o objetivo de estabelecer diretrizes estratégicas para mitigar os impactos da desertificação e promover o desenvolvimento socioambiental sustentável no semiárido paraibano.

“Através do diálogo estruturado entre a sociedade civil e os representantes dos governos e municípios da Paraíba, a Sudene pode atuar em conjunto com possíveis parceiros para gerar articulações e mobilizar parceiros para contribuir tanto na revisão dos planos estaduais quanto em ações futuras, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar à população”, destacou o coordenador da Coordenação de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, Victor Uchôa. A previsão é de que o novo PAE-PB seja lançado no primeiro semestre de 2026.

Fonte: Assessoria