logo paraiba total
logo paraiba total
heloisa nonino
Foto: Divulgação

Heloisa Nonino: “O que une os projetos é a busca pela autenticidade, a vontade de encantar os clientes e o compromisso de trazer sempre algo novo para João Pessoa”

Confira a entrevista com a diretora do Grupo Nonino, que reúne cinco operações muito inovadoras e arrojadas: Reserve Garden, Limone & Capperi, Nonino Gastronomia, Fat Guys e Gelateria Nonino

11 de setembro de 2025

Natural de Londrina, a empresária Heloísa Nonino desembarcou em João Pessoa para construir um novo capítulo de vida ao lado do marido, André e dos filhos. Já chegaram inovando com uma loja de pijamas, a Cara de Sono,  na Avenida Edson Ramalho, que virou a queridinha das mamães de João Pessoa. Com o sucesso comercial, veio a vontade de abrir um negócio de toda a família no setor da gastronomia, o ramo do marido André.

Um projeto modesto, a  cafeteria Nonino, em Tambaú, se transformou em uma das maiores histórias de sucesso da gastronomia da Paraíba. Atualmente, o Grupo Nonino reúne cinco operações muito inovadoras e arrojadas: Reserve Garden, Limone & Capperi, Nonino Gastronomia, Fat Guys e Gelateria Nonino.
Na entrevista que segue, Heloisa adianta algumas novidades: a mudança de local do Reserve Garden para um lugar ainda maior e com novas operações; sua nova missão junto à ABRASEL-PB ( Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – PB); e algumas futuras operações.
A empresária também fala sobre os bastidores dessa trajetória, os desafios da gestão no setor e mais: ela conta os segredos para manter a identidade e excelência em cada marca. Confira:
O Grupo Nonino é hoje uma das referências na cena gastronômica de João Pessoa. A que você atribui o sucesso nessa trajetória?
O sucesso do Grupo é fruto da nossa dedicação absoluta a cada detalhe, intensidade no trabalho e a coragem de sempre ousar em novos projetos. O Reserve Garden é um exemplo. Era pra ser um projeto modesto, mas se transformou em um restaurante de grande porte, com arquitetura rústica e integração com a natureza. Já o Limone & Capperi surgiu do desejo de oferecer à cidade um restaurante italiano diferente de tudo que havia em João Pessoa. Bonito, ousado e sofisticado na decoração. O Nonino, por sua vez, foi a resposta a uma carência que identificamos no mercado. Criamos um espaço de frutos do mar na praia, mas com um conceito arrojado e elegante. O que une todos esses projetos é a busca pela autenticidade, a vontade de surpreender e encantar os clientes e o compromisso de trazer sempre algo novo para João Pessoa.
Hoje em dia os consumidores buscam não apenas uma boa refeição, mas também experiências. Quais diferenciais vocês oferecem para tornar a ida aos restaurantes algo memorável?
Nossa maior preocupação é a gastronomia. Servir pratos de qualidade, que agradem aos olhos e ao paladar. Todos os menus, que têm curadoria de André, são resultado de muito estudo e de referências adquiridas em nossas viagens, sempre com ingredientes locais de altíssima qualidade. Depois vem a criação de ambientes lindos, acolhedores e a hospitalidade da equipe, que torna a experiência especial desde a chegada. Também gostamos de surpreender com iniciativas como as decorações natalinas do Reserve Garden, uma tradição da nossa família que agora encanta os clientes todos os anos.
O setor de bares e restaurantes ainda é bastante desafiador, especialmente para mulheres em posições de liderança. Como tem sido sua experiência como empreendedora?
Não acredito que as mulheres tenham dificuldade em liderar, mas sim que ainda existe uma resistência da sociedade em serem lideradas por mulheres intensas e determinadas. Além de diretora do Grupo Nonino, sou uma das conselheiras da ABRASEL-PB e tenho conhecido mulheres incríveis, com a mesma energia e na mesma posição que eu, como gestoras de bares e restaurantes também. Isso mostra que essa percepção está mudando, ainda que aos poucos.
O Reserve Garden vai mudar de endereço e se tornar mais amplo. Como será essa transformação?
Cada vez que lembramos da nossa trajetória, dá um frio na barriga. O Reserve Garden marcou não só a nossa vida, mas também a de muitos clientes ao longo desses seis anos. Foram momentos inesquecíveis e, quando você faz parte da história das pessoas, a responsabilidade aumenta. Mas chegou a hora de dar um novo passo. O projeto, assinado pela arquiteta Anne Furtado, foi pensado com muito carinho para manter a essência, mas em um espaço maior e ainda mais acolhedor. A mudança oficial será em novembro deste ano. A nova casa chega também com novas operações: uma steakhouse, uma casa de festas e um sorvete soft.
Os restaurantes do grupo têm perfis diferentes e atendem públicos diversos. Qual é o segredo para manter a identidade de cada marca sem perder o padrão de excelência?
É um processo constante de busca pela excelência. O público de João Pessoa é exigente e tem um paladar apurado para a boa gastronomia. Entender isso é o primeiro passo. Além disso, a formação do André em Engenharia, Administração e Gastronomia ajudou a estruturar o negócio para atender em larga escala. Acredito que temos esses três pontos alinhados, e contamos com uma cozinha de produção que torna capaz abastecer muitas operações, sem mudar o padrão, como acontece hoje no Grupo Nonino. Nosso maior desafio é continuar nos superando e surpreendendo os nossos cliente a cada dia.
Fonte: Vivass Comunicação