
Projeto itinerante do Sebrae incentiva emissão de carteiras para artesãos
Plantões da Curadoria do PAP percorrerão 50 cidades com mutirões de atendimento até o fim de setembro
10 de setembro de 2025
Artesãos e artesãs da Paraíba terão a oportunidade de emitir a primeira ou renovar a Carteira Nacional do Artesão durante os Plantões da Curadoria do Artesanato Paraibano. A ação itinerante é promovida pelo o Sebrae/PB em parceria com o Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) e a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), e acontece em 50 municípios até o dia 27 de setembro.
Os interessados devem apresentar originais e cópias de CPF, RG, comprovante de residência em nome do artesão e uma foto 3×4 atualizada. O objetivo dos plantões é facilitar o acesso ao cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), garantindo que os artesãos alcancem benefícios como participação em feiras e salões de artesanato, além de programas de capacitação e apoio à comercialização.
O gestor do programa de Artesanato do Sebrae/PB em João Pessoa, Jucieux Palmeira, destacou que a parceria reforça a importância de valorizar o setor. “Temos dado todo apoio operacional junto à curadoria do Estado, em reuniões para planejar essas ações. Essa agenda de plantões é um passo importante para fortalecer a economia criativa paraibana”, ressaltou.
Jucieux explicou que o Sebrae vem desempenhando um papel de fortalecimento do artesanato da Paraíba e vem dando todo o apoio diretamente nesse processo conduzido pelo governo do Estado. “Participo de uma curadoria formada em parceria com o PAP, que garante mais credibilidade e também toda eficiência ao trabalho desenvolvido junto aos artesãos”, completou Jucieux Palmeira.
Os organizadores dos mutirões acreditam alcançar um bom número de artesãos para descentralizar o atendimento e dar visibilidade ao trabalho. Jucieux Palmeira, junto com os curadores, também analisa e valida documentações necessárias para a emissão da carteira do artesão. “Fazemos uma análise melhor de cada artesanato que é produzido por eles e entregamos um documento que oficializa também essa atividade e que vem assegurar a legalização do profissional artesão e ampliar sua participação nos salões de artesanato e todas as feiras nacionais que a Paraíba participa”, disse.
Para obter a carteira, é necessário realizar a chamada prova de feitura, que comprova a habilidade do artesão. Cada candidato deve levar três peças prontas e o material para confeccionar outra no local. Caso deseje cadastrar mais de uma técnica, deve apresentar três peças de cada modalidade, além do material correspondente. A peça produzida no momento pode ser uma já iniciada. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (83) 99141-4468.
Programação dos plantões
• João Pessoa – 08/09
Local: Centro de Referência do Artesanato Paraibano – CRAP (Av. Odon Bezerra, 99, Centro)
Horário: 9h às 12h | 14h às 16h
• Bayeux – 10/09
Local: Prefeitura Municipal de Bayeux (Av. Liberdade, 3720, Centro)
Horário: 10h às 13h
• Campina Grande – 11/09
Local: Vila do Artesão (Av. Prof. Almeida Barreto, s/n, São José)
Horário: 9h30 às 12h | 13h30 às 16h
• Araruna – 18/09
Local: Auditório do Sebrae (Rua Cel. Pedro Targino, 316, Centro)
Horário: 9h às 12h | 13h30 às 17h
• Cajazeiras – 25/09
Local: Auditório do Sebrae (Rua Benedito Gomes Souza, 497, Centro)
Horário: 9h30 às 12h | 14h às 17h
• Sousa – 26/09
Local: Auditório do Sebrae (Rua João Gualberto, 14, Centro)
Horário: 8h30 às 14h
• Patos – 27/09
Local: Auditório do Sebrae (Rodovia BR-230, km 334, s/n, Loteamento Ana Leite)
Horário: 8h30 às 12h.