logo paraiba total
logo paraiba total
artesãos
Foto: Secom PB

Artesãos paraibanos participam até o próximo domingo do 7° Festival Nacional de Artesanato do Ceará

Com apoio do Sebrae e do Programa do Artesanato Paraibano, expositores reforçam geração de renda e preparam 41° Salão do Artesanato

10 de setembro de 2025

Artesãos paraibanos participam, desta terça-feira (9) até o próximo domingo (14), da 7ª edição do Festival Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que ocorre no Centro de Convenções, em Fortaleza, e conta com a participação de outros 26 estados brasileiros — o tema deste ano é “A arte que dá o tom”.

A participação dos artesãos paraibanos no 7° Fenacce tem o apoio do Sebrae e ocorre no mesmo momento em que a equipe do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), sob a liderança da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, deu início a uma série de visitas já em preparação para o 41° Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado de 8 de janeiro a 1° de fevereiro do próximo ano, na Orla de João Pessoa, num período de fluxo intenso de turistas, o que faz do evento a grande aposta do Governo da Paraíba e dos artesãos na geração de renda.

Ana Maria Lins, que também é presidente de Honra do PAP, externou alegria pela participação da Paraíba no Fenacce. “É mais um momento importante para os nossos artesãos e artesãs, já que o Fenacce é uma das maiores feiras de artesanato do País. Na verdade, é uma grande oportunidade de geração de renda, exatamente o que espera a gestão do governador João Azevêdo para esse segmento”, afirmou.

No Ceará, a Paraíba está muito bem representada, com a participação de 13 expositores, alguns deles representam associações e cooperativas — outros oito marcam presença no Fenacce de forma independente. “O público do Ceará sempre nos surpreende com uma visitação incrível à Fenacce, que nos traz boas vendas. A Fenacce é uma das feiras mais organizadas do Brasil e temos a certeza de que voltaremos para a nossa Paraíba com muitos negócios gerados e também muitas encomendas”, acrescentou a gestora do PAP, Marielza Rodriguez.

No Espaço dos Mestres, a presença da Paraíba já está garantida com as artesãs Terezinha Matias, mestra em labirinto e do município de Riachão de Bacamarte; e Maria do Socorro Lima, que confecciona bonecas de pano e é do município de Remígio.

No Espaço do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Paraíba contribui com a diversidade do Fenacce com mais seis artesãos: Marlene Leopoldino (renda renascença), Ana Paula Régis (cerâmica), Sérgio Teófilo (madeira), Dalila Gomes (macramê), Marizete Evaristo (cerâmica) e Francisca Botelho (crochê).

“Como é a minha primeira feira fora da Paraíba, a minha emoção é muito grande. Por isso, sou grata ao Programa do Artesanato Paraibano, ao Governo, por esse apoio pra gente mostrar o nosso trabalho. Espero que as vendas sejam boas e também que venham, a partir de agora, outras oportunidades como essa”, externou Marizete Evaristo, da Comunidade Sítio Chã da Pia, do município de Areia, no Brejo paraibano. “Que orgulho representar várias mulheres que trabalham com o barro. Aprendi com minha mãe, que aprendeu com a minha avó. Hoje, já estou ensinando para as minhas filhas e dou oficina quando as pessoas me procuram”, completou.

Também pela primeira vez num evento fora da Paraíba, a artesã Francisca Botelho foi enfática: “A minha expectativa é muito grande — muitas pessoas já me visitaram. A feira está lindíssima, e eu estou esperando tudo dela: muitas vendas, muitas encomendas e também divulgação do meu trabalho. Eu sei que vai dar tudo certo”, externou a crocheteira, do município de Mamanguape.

Pelo Espaço Sebrae Nacional, participam ainda cinco artesãos paraibanos: Toinha Simeão (labirinto), Alexandre Nogueira (marchetaria), Iza Brito (tecelagem), Luzia de Fátima (crochê) e Erley Silva (madeira).

Fonte: Secom PB