logo paraiba total
logo paraiba total
feira do empreendedor

Economia Criativa: Feira do Empreendedor em Campina Grande promove ecossistema de inovação para pequenos negócios

Regina Amorim destaca evento que visa inserir micro e pequenas empresas em trilha transformadora com foco no cliente e novas tecnologias

8 de setembro de 2025

Quando o assunto é gestão e empreendedorismo, toda experiência e conhecimento cria as bases necessárias para garantir a longevidade das empresas. Além disso, as pessoas de uma organização são o seu maior patrimônio, pois a construção de um futuro próspero só é possível a partir, do seu capital intelectual e não apenas, de alocação de recursos financeiros.

É essencial compreender a dinâmica dos mercados para planejar e implementar estruturas de inovação, que geram novas perspectivas para a reinvenção ou evolução dos negócios. No cenário econômico dos mercados atuais, o sucesso não é determinado pela capacidade de uma empresa, individualmente, mas pela capacidade inovadora do ecossistema do qual a empresa faz parte.

A síntese da inovação consiste em atender às demandas dos clientes, e para que isso aconteça é necessário entender por que os clientes buscam produtos ou serviços para resolver um problema ou alcançar um objetivo. O novo ambiente dos negócios deve contemplar um processo de inovação focado no cliente e não apenas na ideia. O cliente se envolve desde a concepção do projeto até a adequação da ideia à sua realidade.

O que o cliente compra, nem sempre é o que a empresa pensa estar lhe vendendo. Isso é o que podemos definir como miopia de marketing. Quanto mais a empresa conhecer a sua clientela, mais positiva é a sua relação de proximidade e possibilidades de se adequar ao mercado. A tecnologia é um dos meios para potencializar esse relacionamento com os clientes. As empresas que protagonizam no cenário de novas economias, utilizam a tecnologia para promover o cliente ao centro de uma jornada de criação de valor, nunca disponível antes.

Na trilha de oportunidades transformadoras, a Feira do Empreendedor que aconteceu em Campina Grande – PB, de 21 a 23 de agosto, visando inserir os pequenos negócios em um ecossistema de inovação, que atende às suas demandas, de modo mais personalizado e alinhado às suas necessidades.

A Feira do Empreendedor representa a oportunidade de viabilizar eficiência operacional das micro e pequenas empresas, ao tempo em que torna possível o desenvolvimento de novos negócios e estruturas inovadoras. Não tenha medo de perder o controle do seu empreendimento, em consequência das mudanças e da transformação que precisa fazer em sua organização. Busque motivação para desenvolver novas estruturas, que venham contribuir para a prosperidade futura da sua empresa e dos seus colaboradores.

É fundamental saber diferenciar o sucesso e o fracasso. Com o receio das mudanças, lideranças podem ficar presas às suas crenças, sem querer sair da zona de conforto, passando a não priorizar as estratégias mais inovadoras. Vale destacar que, o líder tem papel simbólico e prático de destravar esse modelo, que tende a levar a empresa a se tornar mais desorganizada, ineficiente e menos produtiva com o tempo. É preciso enxergar os benefícios da transformação e dos riscos da não mudança, adaptando a empresa ao novo ambiente empresarial.

A Feira do Empreendedor visa mapear capacidades organizacionais, de potencializar novos arranjos inovadores, mas também identificar oportunidades para incrementar as demandas insatisfeitas dos clientes e gerar ideias. Quando a empresa negligencia a integração das equipes de trabalho, há grandes possibilidades de o desenvolvimento de inovações ser malsucedido.

Participar da Feira do Empreendedor pode ser o grande ponto para reflexão, na construção do futuro do seu negócio. É abrir espaço na sua agenda para buscar o equilíbrio entre o presente e o futuro. É buscar orientações e parcerias para gerar os melhores resultados e adaptar-se à trilha de oportunidades transformadoras, do seu negócio, no mundo corporativo.

A crença no potencial ilimitado do ser humano é o que nos move, para transformar a Feira do Empreendedor em um celeiro singular de talentos notáveis da nova economia e em uma fonte de inovações que podem ser referência para o outros negócios. Essa dinâmica é o que justifica a promoção da inovação, como estratégia para desenvolver soluções, em um ambiente de alto nível de concorrência e empoderamento dos clientes.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim