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Foto: Divulgação

Grupo OLX lança assistente virtual com IA para revolucionar mercado imobiliário

A assistente virtual Izi é a novidade para anunciantes; enquanto usuários passam a ter a busca por IA como opção para encontrar o lar que procuram

3 de setembro de 2025

O Grupo OLX, principal marketplace de classificados para negócios imobiliários no Brasil, está lançando ferramentas baseadas em IA para aprimorar ainda mais a experiência de anunciantes e usuários em seus portais imobiliários. As novidades serão apresentadas nesta quarta-feira, dia 3, no Conecta Imobi, maior e principal evento do mercado imobiliário da América Latina, realizado na capital paulista.

Para anunciantes, a novidade é a Izi, uma assistente virtual que auxiliará o corretor dando respostas em tempo real aos contatos que receber pelos portais em que o profissional tiver imóveis anunciados, não se restringindo a ZAP e Viva Real. Disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, essa ferramenta tem potencial para solucionar um dilema do setor, uma vez que quase 60% dos interessados entram em contato fora do horário comercial.

“Os principais desafios no atendimento aos potenciais clientes são a demora no primeiro contato e a falta de clareza sobre a etapa da jornada em que cada um está, o que impacta na conversão. A expectativa de quem busca um imóvel para compra é ser atendido em 24h e de quem quer alugar é de 12h, prazos que dificilmente são atendidos. E é justamente aí que entra a Izi, oferecendo a agilidade que os clientes demandam, e com a vantagem de contribuir com a triagem dos contatos mais propensos, podendo chegar até mesmo no agendamento de visitas”, destaca Lilian Goldstein Ferraz, CPO do Grupo OLX.

Assim que o usuário manifestar o interesse por um imóvel anunciado, ele recebe atendimento imediato por meio do Whatsapp, a partir de um número específico de cada imobiliária ou corretor. Em caso de dúvidas, ela fornece respostas automatizadas por IA e se disponibiliza a fazer o agendamento de visitas por meio da coleta de datas e horários de preferência do contato.

Por meio do Canal Pro, ferramenta de gestão de contatos do Grupo OLX, o corretor conseguirá identificar os contatos que foram atendidos pela Izi, bem como um histórico da interação dela com o usuário. Além disso, o profissional também conseguirá filtrar os contatos já atendidos, acessar um resumo da conversa e identificar o interesse na visita ao imóvel, facilitando a rotina de corretores e imobiliárias.

A ferramenta, que a partir de agora estará disponível a toda a base de clientes do Grupo OLX, foi testada por um grupo selecionado de profissionais e aprovada. Cesar Zanella, da Crédito Real Praia de Belas, já percebeu aumento na captação de clientes usando a ferramenta. “Essa é a primeira vez que uso um serviço desse tipo, e decidi testar justamente para garantir agilidade, atendimento inicial a todos os clientes e maior aproveitamento dos leads. Hoje sabemos que, quando um potencial cliente clica em um anúncio, ele acaba sendo abordado por vários corretores, então, esse contato inicial feito rapidamente pela Izi faz toda a diferença, em especial fora do horário comercial, e ela já ajudou bastante na captação”, conta.

Busca por IA

Na outra ponta, quem procura imóveis no portal Zap também terá um novo recurso para facilitar o encontro do novo lar. Além da busca por filtros, agora, está disponível no app do Zap um campo em que o usuário pode escrever ou enviar áudio com as características que deseja no imóvel, incluindo localização, tamanho, número de dormitórios, entre outras, e se quer comprar ou alugar para receber sugestões personalizadas.

Caso o usuário precise refinar a busca, ele pode oferecer mais detalhes do que deseja como se fosse uma conversa. A cada novo comando do usuário, a IA fará um cruzamento com todo o inventário de mais de 7 milhões de anúncios disponíveis no portal para encontrar as opções que melhor se adequam à busca.

“No Grupo OLX, temos visto e usado a IA como aliada para tirar a fricção de processos e, no caso da procura pelo imóvel ideal, ela pode ser ainda mais poderosa, já que se trata de uma jornada longa e que envolve muita expectativa. Proporcionar mais leveza nessa primeira etapa, fazendo com que a busca se pareça com uma conversa com um consultor altamente especializado que faz as perguntas e direcionamentos de inventário correlacionado no detalhe, já muda a perspectiva do usuário e melhora a experiência de saída. E esse é nosso objetivo”, explica Lilian.

Fonte: Assessoria