
ONG lança campanha para levar cultura paraibana à França em outubro
Aliança Bayeux Franco-Brasileira busca recursos para levar Cavalo Marinho, Quadrilha Junina e Xaxado para evento comemorativo do bicentenário
2 de setembro de 2025
A Paraíba pode ter um encontro histórico com o mundo neste ano em que Brasil e França comemoram o bicentenário de parcerias na área científica, cultural e artística em grande estilo, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2025 na Bayeux Francesa. E para que os grupos de Cavalo Marinho, Quadrilha Junina e Xaxado mostrem a força da cultura popular nordestina no evento comemorativo, a Aliança Bayeux Franco-Brasileira lançou uma campanha de captação de recursos e conclama a sociedade para tornar esse sonho realidade.
A CEO da ONG, Célia Domiciano, lamentou que, mesmo tendo obtido boas notas em editais da Funarte e do programa Arte na Bagagem, o projeto não tenha sido contemplado e sem se deixar abater, aposta na mobilização solidária para garantir hospedagem, alimentação e transporte dos artistas todos humildes e paraibanos.
Nesse sentido, rifas, cafés beneficentes e até leilões de peças do premiado ceramista Jonas Nogueira, que acumula 22 títulos nacionais, são algumas das iniciativas em curso. “O que pedimos é que cada pessoa compreenda a grandeza do que está em jogo: a Paraíba, em especial Bayeux, em destaque na vitrine cultural da Europa, como reconhecimento e estímulo para novas crianças e adolescentes ”, afirmou.
Teatro, quadrilha junina e xaxado
O projeto transcende a dança e a música. Em Bayeux-França, o público terá contato com a teatralidade do Cavalo Marinho, sob a batuta do mestre Ivan Rodrigues, a energia contagiante da Quadrilha Junina e o ritmo marcante do Xaxado, tudo entrelaçado ao artesanato paraibano. Jonas Nogueira conduzirá oficinas de cerâmica, criando pontes entre artistas locais e artesãs paraibanas, que terão seus trabalhos expostos e comercializados na França. É o Nordeste em diálogo com o mundo, levando identidade, resistência e beleza.
Célia foi categórica: cada contribuição é essencial. “Queremos fazer da Paraíba protagonista em Bayeux, mostrar que nossa cultura é viva, diversa e capaz de emocionar qualquer plateia”, declarou. Maiores informações sobre como fazer doações podem ser obtidas através dos números (84) 99985-2466 e (83) 99647-6121.