
Orquestra Jovem da Paraíba apresenta concerto com ópera, solo de clarinete e música com temas nordestinos
Concerto nesta sexta (29) no Centro Cultural São Francisco encerra 8º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB
1 de setembro de 2025
O concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba desta quinta-feira, 4 de setembro, será emocionante e eclético, como define o regente titular, maestro Luiz Carlos Durier. A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, e terá a participação, como solista, do clarinetista paraibano Talles Ian. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso a partir das 19h, na bilheteria da rampa 4, no limite de dois por pessoa.
No programa, constam a introdução da Ópera “Sorochinsky Fair”, do compositor russo Modest Mussorgsky; o “Concerto para Clarinete nº 3 em Mi Bemol Maior”, do português José Avelino Canongia; com o clarinetista Talles Ian; “Im Herbst Abertura, Op. 11 – No Outono”, composição do norueguês Edvard Grieg; “Suíte sobre Temas Populares, Op. 79b”, do alemão Max Bruch, e “Episódio Sinfônico – Cenas do Nordeste Brasileiro”, do maestro paraibano José Siqueira.
“Nosso público cativo terá a oportunidade de ouvir no concerto da Jovem um repertório bonito, emocionante e eclético”, disse o maestro Durier. “Abriremos com a introdução da ópera cômica “Feira de Sorochinsky” de Mussorgsky. Esta obra só foi encenada muito anos após a sua morte, tendo parte do material musical completado por seus conterrâneos”, explicou.
“A novidade da noite será a apresentação e estreia brasileira do Concerto para Clarinete e Orquestra em Mi Bemol Maior, do compositor português Antônio Avelino Canongia, um belo exemplar do repertório específico para a clarineta. Mais uma vez, a Jovem traz para o público obras inéditas com a nossa pesquisa musical. O destaque é o solista Talles Ian, que abraçou a sugestão com alta qualidade artística e excelência musical”.
O maestro destacou que o concerto terá uma obra de caráter descritivo. “A abertura O Outono Opus 11, do compositor Edward Grieg, nos remete às consequências da natureza e as danças folclóricas do seu país. A peça juvenil, curiosamente, sofreu severas críticas de um professor, mas ganhou um prêmio de composição da Academia Sueca de Música”, relembrou.
“Max Bruch escreveu uma obra para piano intitulada Suíte, baseada em melodias folclóricas russas, para piano inicialmente, vindo depois compor uma versão para orquestra”, continuou. “Os movimentos intercalam calmas, pacíficas, fúnebres e danças virtualmente frenéticas”.
“Finalizaremos com o episódio sinfônico “Cenas do Nordeste Brasileiro”, do nosso compositor maior, José Siqueira. A música traz a musicalidade do povo nordestino, ressaltando a nossa cultura musical raiz”, afirmou Durier.
“Quero deixar claro o prazer de trabalhar com jovens talentosos e tão comprometidos com a música. Os resultados artísticos são de primeira qualidade. O orgulho da nossa terra”, finalizou.
O clarinetista Talles Ian disse que é sempre uma honra, enquanto músico, chegar ao posto de solista. “Eu acho que uma das grandes perspectivas nessa carreira musical é conseguir destacar o instrumento que você toca, que você escolheu para seguir carreira. Então, eu gostaria de dizer que é uma satisfação estar mais uma vez como solista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, na qual eu atuo como primeiro clarinete”, afirmou.
“Minhas expectativas para esta apresentação são as melhores. É um concerto maravilhoso de José Avelino Canonga, um concerto clássico de um compositor português, onde ele expressa através da música toda a grandeza do instrumento, toda a riqueza que o instrumento pode mostrar na parte musical e também no aspecto técnico. Esse é um concerto de caráter virtuosístico, então as expectativas são as melhores nesse sentido, de realmente poder mostrar toda a beleza e toda a capacidade que o clarinete tem a oferecer”.
O regente
O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 28 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente à OSPB.
O solista
Talles Ian (clarinetista) – É natural de Picuí (PB) e iniciou seus estudos musicais na Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo. Bacharel em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Talles é mestrando em música performance na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Como solista, já atuou frente a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, onde é primeiro clarinete solista, Banda Sinfônica José Siqueira, Banda Sinfônica da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN) e Banda Sinfônica do Recife (PE), atuando como primeiro clarinete.
Entrada – A entrada para o concerto é gratuita, mas só terão acesso as pessoas que retirarem o ingresso na bilheteria da rampa 4, que estará aberta às 19h. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo, onde também serão entregues os ingressos para esse público. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.