logo paraiba total
logo paraiba total
funetec
Foto: Divulgação

FUNETEC promove Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura em João Pessoa, rumo à COP 30

Evento de 12 a 14/09 no IFPB antecipa debates da conferência climática com ciência, inovação e cultura; inscrições gratuitas

1 de setembro de 2025

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (FUNETEC) realiza, entre os dias 12 e 14 de setembro, no campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30. O evento é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e conta com patrocínio do Ministério do Turismo.

A iniciativa tem como objetivo antecipar os debates que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro no estado do Pará. Em conexão direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Festival se propõe a integrar ciência, tecnologia, inovação, cultura e sustentabilidade, reunindo instituições públicas e privadas, empresas, startups, pesquisadores, gestores e a comunidade.

Mais do que um encontro, o Festival cria uma ponte estratégica entre a Paraíba e a Amazônia, fortalecendo o diálogo e a cooperação em torno do enfrentamento às mudanças climáticas, da economia verde e da valorização da cultura popular. A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três dias de programação, entre participantes presenciais e online.

Além de palestras, feiras de inovação, hackathon e rodas de conversa sobre temas como economia circular, turismo sustentável, políticas públicas e preservação ambiental, o evento terá uma programação cultural intensa, valorizando a diversidade artística e popular do Nordeste e da Amazônia.

Entre as atrações musicais confirmadas estão nomes como Gitana Pimentel, Totonho, Escurinho, Val Donato, Caburé, Nathalia Bellar, Seu Pereira e Coletivo 401, Os Fulano, César Amaral e Yuri Carvalho. O público também poderá conferir apresentações de grupos folclóricos, DJs e coletivos culturais, além de exibições de filmes e rodas de conversa com cineastas do Norte e Nordeste.

As inscrições para o Festival são gratuitas e poderão ser feitas através do link: https://festivalfunetec.com.br

De acordo com Rejane Negreiros, chefe de Gabinete e diretora de Comunicação e Marketing da Funetec, o Festival será um momento estratégico para antecipar, na Paraíba, as discussões que estarão em pauta na COP 30 e propor soluções inovadoras para os desafios ambientais e sociais.

“Quando a gente fala da COP 30, falamos da responsabilidade de todas as nações no combate às mudanças climáticas e do estabelecimento de políticas públicas voltadas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A ideia do Festival é antecipar essas discussões, fazer com que possamos debater tudo isso aqui na Paraíba e, mais do que isso, propor soluções. A Funetec estará na COP 30, a Paraíba estará no Pará, então nada mais justo que o mundo também se conecte à Paraíba a partir deste Festival”, afirmou Rejane.

Ela ressaltou que, ao lado das atividades culturais e educativas, o evento terá forte foco na ciência e na inovação. Entre os projetos de destaque está o foguete lançador de sementes, desenvolvido em parceria com a UFPB e o IFPB. A tecnologia possibilita a semeadura e o monitoramento em áreas de difícil acesso, sendo considerada uma solução pioneira para a recuperação de ecossistemas no Sertão, Curimataú e Caatinga.

A diretora também destacou a relevância de iniciativas sociais, como o programa Periferias Vivas, voltado à habitação no Porto do Capim, e debates sobre tecnologias socioambientais, circularidade, povos originários e enfrentamento à poluição hídrica e plástica. “É um momento em que a ciência e a inovação caminham lado a lado com a arte e a cultura, mostrando que todos esses elementos são fundamentais para pensarmos um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, acrescentou Rejane Negreiros.

Fonte: Assessoria