logo paraiba total
logo paraiba total
castelo
Foto: Arquivo Pessoal

Economia Criativa: Castelo Medieval da Torre em Massaranduba se torna novo destino de experiência turística na Paraíba

Regina Amorim fala sobre empreendimento inspirado em castelo inglês que oferece vivência medieval com carruagem, trajes da época e gastronomia temática; Sebrae apoia desenvolvimento

1 de setembro de 2025

Apresentar uma perspectiva diferente para a sua empresa ou o seu território é viajar pela criatividade, para vivenciar possibilidades fora do imaginário das pessoas. É poder ter grandes ideias, mesmo não tendo ainda um grande orçamento.

Fazer uma gestão criativa nas empresas e nos territórios é um estilo de gestão que coloca as pessoas em primeiro lugar, numa relação de confiança mútua, dedicação, ética e colaboração.

Para atuar no território e transformá-lo em um destino turístico é necessário enxergar os valores culturais como tendências, que não perdem a validade com o tempo, enquanto outras sem autenticidade, desaparecem na sua insignificância.

A ousadia com que nos apropriamos de nossas identidades é um dos caminhos para fortalecer o sentimento de pertencer a uma comunidade. É a melhor versão de nós mesmos. Nossas identidades culturais são construídas ao longo do tempo, com memória afetiva, pertencimento e ancestralidade, por isso não podem ser destruídas pela crescente xenofobia, que é o preconceito contra pessoas de outras nacionalidades, culturas ou etnias.

Como identificar em cada território os empreendedores bem-sucedidos? Basta prestar atenção e perceber o quanto eles são observadores, curiosos, criam ideias inusitadas, refletem sobre as mudanças e seguem em frente. Nas minhas visitas técnicas pelo estado da Paraíba, tenho conhecido empreendedores da iniciativa privada, que encontram na atividade turística, novas maneiras de dividir o seu conhecimento.

Faz parte das megatendências a busca por experiências mais simples, que ofereçam sentimentos de afetividade e relações de confiança. A preservação da nossa história e os bons tempos que ela representa, faz parte da simplificação estratégica, que em muitos casos é a opção preferida das pessoas, que estão procurando momentos de reflexão, fora da rotina estressante. São viajantes que buscam produtos e experiências humanizadas que possam tocar e sentir, que priorizam a empatia e a criação de conexões significativas.

É com esse olhar que a equipe do SEBRAE, em parceria com o Governo do Estado, avança na interiorização do turismo em todos os municípios paraibanos. Destaco a última visita que fizemos ao Castelo Medieval da Torre, no município de Massaranduba. O empreendedor Vicente de Paulo é um visionário, filho de um agricultor pobre, mas muito inteligente. Ele fez Vicente não seguir os passos dele e querer estudar. Com graduação, doutorado e pós-doutorado, Vicente é professor da UFCG, um pesquisador, que escreve artigos científicos e apresenta em conferências internacionais. Numa das conferências na Europa, foi até Londres, para conhecer o Castelo de Leeds, em Kent, Inglaterra, a cerca de 40 milhas a sudeste de Londres. Essa visita foi a inspiração para ele construir o Castelo da Torre, para inicialmente, passar finais de semana com a família. Há cinco anos o Castelo está pronto, com réplicas de obras de arte, da deusa da beleza a Vênus de Milo e em breve, a sétima réplica da obra-prima mais conhecida de Michelangelo, que é, sem dúvida, a Pietà, uma escultura que representa a Virgem Maria segurando o corpo de Jesus após a crucificação.

Para Vicente, a visita dos consultores do SEBRAE, traz uma nova estratégia de negócio, voltada para as experiências do turismo e dos eventos, em uma edificação que remete os visitantes ao período medieval. Próximo ao Castelo da Torre, o empreendedor já construiu o restaurante, para turistas e visitantes que buscam a experiência gastronômica, a experiência temática de um Castelo Medieval, com a carruagem, a pescaria, o arco e flecha e outros esporte medievais, sempre com o monitor para acompanhar as experiências.

O Castelo já dispõe de fantasias para alugar aos turistas que queiram vivenciar uma experiência da Idade Média. Me senti “rainha” por um momento, com o traje da época, circulando pelos jardins do Castelo, em uma “biga romana”, puxada por um cavalo e um “cocheiro”, denominação dada a quem conduzia a carruagem. Em breve é possível ter um dia de experiência no Castelo da Torre e havendo demanda, até dormir no empreendimento, para os turistas se sentirem reis ou rainhas por uma noite.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim