logo paraiba total
logo paraiba total
abbud
Foto: Divulgação

Benedito Abbud assina paisagismo sensorial do Artus Blanc, novo projeto da GHC Incorporações em João Pessoa

Arquiteto destaca liberdade criativa para compor o projeto e aposta em experiências que estimulam os cinco sentidos no empreendimento de alto padrão

1 de setembro de 2025

Com uma carreira marcada por projetos que valorizam a relação entre natureza e bem-estar, Benedito Abbud se tornou um dos paisagistas mais influentes do Brasil. Ao longo de mais de quatro décadas, consolidou um portfólio com cerca de seis mil trabalhos que transformam espaços em experiências de encantamento.

Essa assinatura sensível chega agora a João Pessoa no Artus Blanc, segundo empreendimento da GHC Incorporações. Convidado para criar o paisagismo do projeto, Abbud desenvolveu um percurso sensorial que integra vegetação, lazer e contemplação, trazendo à capital paraibana seu conceito de harmonia entre arquitetura e natureza. O projeto ainda conta com arquitetura de Ricardo Nogueira, interiores assinados por João Armentano e design dos apartamentos pelo escritório Ponto3 Arquitetura.

Esta é a primeira colaboração do paisagista para a GHC Incorporações. Segundo ele, a liberdade criativa proposta pela diretoria foi determinante para que o projeto alcançasse seu potencial máximo. “O que me chamou muito a atenção foi a liberdade que eles nos deram para trabalhar em conjunto, usando a experiência de mais de 50 anos de projetos de paisagismo. Isso resultou em um trabalho muito completo, que une vegetação, lazer, recreação e esportes. O Artus Blanc entregará qualidade de vida, e isso me deixa muito tranquilo quanto ao sucesso do empreendimento”, afirma Abbud.

Defensor da ideia de encantar, Abbud explica que o paisagismo foi pensado para surpreender os moradores a cada deslocamento.“A cada passo que você dá, há uma nova sensação, aquele ‘Uau!’. A surpresa é o que traz beleza. Procuramos fazer um projeto cuja percepção fosse agradável, e não apenas racional. É uma questão de sensação”, defende.

Segundo ele, a inspiração surge na busca pelo surpreendente, explorando contrastes como estreito e largo, escuro e claro, silêncio e som nos projetos. “Também uso ferramentas que criei ao longo do tempo: pontos focais, como uma escultura, uma pedra ou uma floração. Gosto de trabalhar com a ideia do ‘aqui e ali’, muito presente nos projetos japoneses”, explica o paisagista.

Para os cinco sentidos

“Criamos um paisagismo sensorial e biofílico”, resume o arquiteto. Entre as espécies escolhidas estão plantas nativas da Mata Atlântica, flores que desabrocham em diferentes épocas do ano, folhagens com texturas variadas, plantas aromáticas, frutíferas e tons diversos de verde.“O percurso ativa visão, tato, olfato, audição e paladar. É um jardim pensado para o ser humano e também para as aves, que vão compor a trilha sonora natural do espaço”, afirma.

Para Abbud, integrar paisagismo e arquitetura é essencial para criar ambientes acolhedores. “A natureza e a arquitetura, seja a do edifício ou de interiores, precisam estar integradas. Isso gera uma palavra fundamental: harmonia. E tudo que é harmônico gera beleza, aconchego e conforto”. Ele também ressalta a importância da atemporalidade dos projetos. “Tudo que é harmônico envelhece bem e com dignidade. Quando você compra um imóvel, ele não pode ficar velho. Tem que ficar antigo, resistir ao tempo. Isso é essencial para a valorização ao longo dos anos”, completa Abud.

O Artus Blanc será lançado oficialmente em setembro e integra a linha de empreendimentos de alto padrão da GHC Incorporações.

Fonte: Vivass Comunicação