
Trilha Sabores: projeto promove capacitação e incentiva empreendedorismo feminino em JP
Iniciativa é liderada pelo Sebrae, Senai e ONG Castelo de Mulheres
28 de agosto de 2025
Um projeto liderado pelo Sebrae/PB, Senai e a ONG Castelo de Mulheres incentivou o desenvolvimento e o fortalecimento do empreendedorismo feminino no Bairro Castelo Branco, que fica localizado na zona sul da cidade de João Pessoa. Por meio da ação “Trilha Sabores”, que consiste em uma série de atividades de capacitação, as mulheres receberam a oportunidade de estudar como desenvolver produtos nos setores de panificação e confeitaria.
Além de entender sobre a aplicação de técnicas para o preparo e produção de pães, massas finas e panetones, o público feminino também teve acesso a conteúdos sobre empreendedorismo, gestão financeira e como pensar na criação do próprio negócio.
O encerramento do projeto aconteceu, nesta quarta-feira (27), e foi acompanhado pela gerente da Unidade de Marketing, Comunicação e Gestão da Comunicação (UMCC) do Sebrae/PB, Raquel Costa, e pela analista técnica da instituição, Ediene Lima. Ao todo, a ação ofertou 40 horas de capacitação.
Raquel Costa fez uma avaliação positiva do projeto e destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do protagonismo feminino na comunidade. “É uma oportunidade para que as mulheres se transformem em protagonistas da sua história. Elas têm vida própria a partir de hoje, porque podem conquistar novos caminhos através da geração de renda com a criação de seus próprios negócios”, enfatizou.
De acordo com a presidente da ONG Castelo de Mulheres, Karla Alencar, o desenvolvimento da trilha possibilitou um novo olhar para as mulheres da comunidade, colaborando de forma positiva para o processo da geração de renda. “Essa trilha teve uma repercussão gigante dentro do Castelo Branco. É uma parceria importante e que transforma realmente a vida dessas mulheres, que muitas vezes se encontram desempregadas e precisam de alguma alternativa para conquistar a própria renda”, disse.
A “Trilha Sabores” foi idealizada por meio do “Projeto Plural” desenvolvido a partir da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UDTP) do Sebrae/PB. Com o conhecimento adquirido, as mulheres agora contam com mais incentivo para empreender e transformar suas realidades, reforçando o papel da educação empreendedora como caminho para inclusão e desenvolvimento socioeconômico.
Fonte: Sebrae-PB