
Micro-ônibus itinerante promove oito exposições e seis oficinas gratuitas em João Pessoa
Hacklab Volante leva arte, tecnologia e cultura popular de 30 de agosto e 14 de setembro, em diversos pontos da capital
28 de agosto de 2025
Depois de passar por várias cidades pelo Brasil, o micro-ônibus itinerante que transforma a cultura da gambiarra em experiências artísticas, educativas e tecnológicas chega à João Pessoa. O projeto Hacklab Volante é uma iniciativa gratuita que estaciona na capital paraibana no dia 30 de agosto e permanece até 14 de setembro e vai circular por diversos bairros com uma programação gratuita que inclui oito exposições abertas ao público e seis oficinas em escolas públicas.
A programação tem início no Parque Solon de Lucena (Lagoa), já no dia 30, com a primeira exposição. Na segunda-feira (1), as atividades seguem para a Escola Municipal Professor Afonso Pereira, no Cidade Verde II, onde serão realizadas as primeiras oficinas. Em 2 de setembro, a Praça do Coqueiral, em Mangabeira, recebe mais uma exposição, e no dia 3, a Escola Municipal Professora Anayde Beiriz, no bairro Mumbaba, sedia oficinas que se complementam com uma exposição no mesmo local no dia 4.
Também fazem parte do Hacklab Volante os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Nas atividades realizadas nas escolas municipais, os estudantes do 5º e 6º anos irão montar seus próprios “Businhos”, exercitando a criatividade e o espírito inventivo. Cada participante será convidado a construir e customizar um adereço em formato de ônibus, equipado com LEDs pisca-pisca e componentes eletrônicos, unindo aprendizado e diversão em um processo coletivo de criação.
O mês de setembro também reserva atividades em espaços culturais e pontos turísticos da cidade. O Busto de Tamandaré recebe a exposição no dia 7, e no dia 8 o Hacklab estaciona na Usina Energisa, em Tambiá. Já no dia 10, acontecem oficinas na Escola Municipal Quilombola Professora Antonia Socorro Silva Machado, em Paratibe. No dia 11, o Largo de São Frei Pedro Gonçalves, no Varadouro, se transforma em palco para mais uma ação, seguida de uma nova exposição na Usina Energisa, no dia 13. “O ônibus é uma exposição apresentada durante seis horas por dia, com monitores recebendo grupos de pessoas, que fazem uma visita de 10 a 15 minutos no em seu interior. *Há esculturas, ferramentas, engenhocas, e até um microcinema”, adianta o artista e curador do projeto Fred Paulino.
O Hacklab Volante já passou por várias cidades no interior de Minas, interior de São Paulo, além de Belo Horizonte. Há dois anos, foram ao Maranhão e no Pará. Este ano estivemos em Brasília. “Vamos visitar Natal, João Pessoa e Recife, durante duas semanas em cada cidade”, diz Fred.
O encerramento do Hacklab Volante será no dia 14 de setembro, novamente no Busto de Tamandaré, reunindo público, arte e tecnologia em um ambiente de troca e interação. Para saber mais acesse o instagram @gambiologia.oficial.
Fonte: Vivass Comunicação