
Porto de Cabedelo recebe guindaste MHC em novo marco de investimentos e modernização
Equipamento de última geração ampliará capacidade para contêineres e granéis, integrando maior ciclo de investimentos do porto paraibano
27 de agosto de 2025
Chegou ao cais do Porto de Cabedelo, na manhã desta terça-feira (26), o navio BBC Amethyst, trazendo a bordo um moderno guindaste do tipo Mobile Harbor Crane (MHC), equipamento de última geração que irá potencializar a capacidade operacional do terminal e tem desembarque previsto para esta quarta, às 10h.
O investimento, avaliado em cerca de R$ 60 milhões, é fruto de uma parceria público-privada e simboliza a entrada definitiva do Porto de Cabedelo em uma nova fase. O MHC será fundamental para as operações com contêineres na rota de cabotagem que está em fase de conclusão, além de ampliar a eficiência na movimentação de granéis sólidos e líquidos, tanto das cargas já atendidas quanto das novas que estão em prospecção.
A chegada foi acompanhada pelo presidente do Porto de Cabedelo, Ricardo Barbosa, pelo secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos e presidente do Conselho de Administração da Docas-PB, Deusdete Queiroga, pelo deputado estadual Chico Mendes, além da equipe técnica do Porto.
“O MHC chega para posicionar firmemente o novo Porto Cabedelo no mapa da logística nacional, consolidando nossa vocação para crescer ainda mais em movimentação e operações, evidentemente na nova e tão esperada rota de cabotagem de contêineres, que está em vias de consolidação”, destacou Ricardo Barbosa, presidente da Companhia Docas da Paraíba.
Para o secretário Deusdete Queiroga, a chegada do equipamento vai trazer uma característica importante para o Porto de Cabedelo, que é a movimentação de contêineres: “Em 90 anos nunca tivemos transporte de contêineres e isso será possível com o apoio do Governo da Paraíba e das parcerias privadas, gerando empregos, novas cargas, desenvolvimento e muitas boas perspectivas para o nosso porto”.
A aquisição do guindaste MHC integra o maior ciclo de investimentos da história do Porto de Cabedelo, que já ultrapassa a marca de R$ 200 milhões em recursos próprios do Governo da Paraíba, somados a parcerias estratégicas. Entre as conquistas recentes, destacam-se obras de infraestrutura, dragagem, modernização de acessos, novos equipamentos e a inauguração da sede própria do Programa Porto Cidade.
Esse conjunto de iniciativas tem consolidado o Porto de Cabedelo como um vetor de desenvolvimento logístico e econômico para o estado e para o Brasil, atraindo novas cargas, ampliando sua competitividade e garantindo reconhecimento nacional.